Comida, a gloriosa comida — um dos maiores prazeres da vida e de longe o melhor acessório com o qual lidar num evento social. Em caso de dúvida, ofereça comida e vinho e a maior parte das pessoas começa a relaxar ou, pelo menos, tem algo com que ocupar o tempo. Por isso, se as raparigas modernas adoram uma boa festa com comida, que regras devem ser tidas em conta enquanto lá estão?

105 Começar - Começar

Começar

Se o pão já está colocado num prato ao seu lado antes de chegarem as entradas, pergunte às outras pessoas se elas se importam que vá começando. Use a faca de manteiga para cortar a manteiga e colocá-la no seu prato. Ofereça o prato com a manteiga à pessoa que estiver ao seu lado. Nunca corte o pão com a faca; em vez disso, use as mãos. Se o empregado vem com o cesto do pão, indique aquele que pretende e deixe-o colocá-lo no seu prato. Não ponha as mãos no cesto exceto se lhe disserem que o pode fazer. Pode tirar mais pão se lhe perguntarem se o deseja, mas não continue depois do prato principal ter sido servido, a não ser que esteja a comer mexilhão. Se o pão estiver duro, reclame. O pão deve ser saboroso.

Quando lhe é permitido começar a comer? Se a sua entrada ou prato principal for frio, deve esperar até que todos tenham sido servidos. Se escolheu um prato quente, as pessoas que estão consigo devem instigá-la a comer para que a refeição não arrefeça. Nunca comece a comer sem qualquer consideração pelos outros – especialmente se for convidada em casa de alguém e o cozinheiro ainda não se tiver sentado (excepto se ele o permitir).

Republished by Blog Post Promoter

114 Tarde - Tarde

Tarde

Beber demais ao almoço pode significar o desastre profissional para as pessoas que não estão habituadas a álcool. Fique-se por iguais quantidades de vinho e de água se não quer parecer grosseira e se gosta das pessoas. Sem comida, as bebidas da praxe para a tarde são Pimms com limonada, gim tónico, Bellinis e Martinis. Pense em fruta e em bolhas.

Republished by Blog Post Promoter

119 Recompor - Como se recompor da bebedeira rapidamente

Como se recompor da bebedeira rapidamente

Evite misturar bebidas espirituosas e, se o dia seguinte vai ser muito ocupado, pare de beber à meia-noite. Se está a ficar incoerente e mal disposta, vá à casa de banho. Sente-se na sanita e concentre-se. Lave a cara (e limpe os dentes ou masque pastilha elástica, se possível). Verifique se a maquilhagem não está borrada. Beba a maior quantidade de água possível para descarregar tudo e dirija-se aos canapés ou a um estabelecimento de comida rápida e coma alguns hidratos de carbono. Saia para o exterior e vá apanhar ar fresco durante dez minutos. Se, mesmo assim, ainda se sente mal, vá para a cama.

Finalmente, uma boa frase para memorizar é: “Cerveja com vinho é saboroso, vinho com cerveja é desastroso.”

Republished by Blog Post Promoter

112 Comer pouco - Quando comeu pouco...

Quando comeu pouco…

Todos temos metabolismos diferentes, por isso não se sinta culpada se um amigo ou familiar cozinhou para si e você ainda sente fome. Elogie profusamente o cozinheiro e talvez lhe ofereçam os restos.

Um bom anfitrião deve servir comida adequada e, algumas horas depois do jantar, sugerir bebidas e snacks. Se o seu anfitrião não estiver familiarizado com as regras da etiqueta, não resmungue que está cheia de fome – um anfitrião mau ou avarento não se preocupa – despeça-se e pare na churrasqueira a caminho de casa. Saboroso.

Republished by Blog Post Promoter

117 Depois do jantar - Depois do jantar

Depois do jantar

Com queijo e chocolate não há nada melhor que um bom Porto – embora possa ter dor de cabeça na manhã seguinte. Com gelado, tarte ou biscoitos, escolha um vinho açucarado como o Sauternes. É caro, mas compensadoramente decadente. Com café prefira algo mais quente como o Drambuic, o Baileys ou o Kahlua para ficar preparada para se deitar. Os shots de tequila, os Red Bull e o vodka são perfeitos se planeia ir para a discoteca ou para uma festa.

Republished by Blog Post Promoter

120 Ressaca - Lidar com a ressaca

Lidar com a ressaca

Se está a planear uma sessão de bebedeira durante a semana, não conte ao seu patrão nem aos colegas que não lhe merecem confiança. Se precisar de um dia de cama na manhã seguinte, todos saberão porquê e não terão pena de si. De qualquer forma, por vezes é melhor apanhar ar fresco e tentar esquecer em vez de passar o dia com o pijama e o cabelo sujo. É muito melhor tomar um duche, exfoliar, hidratar e vestir roupa lavada. Mas não vá correr – isso seria idiota!

Em alguns escritórios, consegue-se vislumbrar uma ressaca a quilómetros de distância: normalmente, a vítima com os olhos escuros e aspeto de preguiça chega 15 minutos atrasada com um café forte, um copo de sumo de laranja e uma baguete com bacon e ovo. Isto reduz a febre, a dor e o arrependimento até à tarde, altura em que se dá a segunda queda que deixa o sofredor a necessitar de uma chávena de chá enorme, um bolo de chocolate e 15 minutos de leitura de uma revista cor-de-rosa. Sim, frequentemente a comida é a solução. Passe o dia o menos dolorosamente possível.

Republished by Blog Post Promoter

Time executed 0 seconds