Comida, a gloriosa comida — um dos maiores prazeres da vida e de longe o melhor acessório com o qual lidar num evento social. Em caso de dúvida, ofereça comida e vinho e a maior parte das pessoas começa a relaxar ou, pelo menos, tem algo com que ocupar o tempo. Por isso, se as raparigas modernas adoram uma boa festa com comida, que regras devem ser tidas em conta enquanto lá estão?

114 Tarde - Tarde

Tarde

Beber demais ao almoço pode significar o desastre profissional para as pessoas que não estão habituadas a álcool. Fique-se por iguais quantidades de vinho e de água se não quer parecer grosseira e se gosta das pessoas. Sem comida, as bebidas da praxe para a tarde são Pimms com limonada, gim tónico, Bellinis e Martinis. Pense em fruta e em bolhas.

Republished by Blog Post Promoter

100 Como reservar uma mesa - Como reservar uma mesa

Como reservar uma mesa

Lembre-se de que você é o cliente. Não se deixe abalar por uma voz arrogante, mesmo quando telefona para o restaurante mais procurado da cidade para fazer uma reserva. Eles precisam mais de si que você deles. Como pode ter a certeza de obter uma boa mesa?

♦ Reserve pelo menos com duas semanas de antecedência.

♦ Não convide mais de oito pessoas.

♦ Marque o jantar para antes das 20h30 ou depois das 22h30.

♦ Mencione o facto de ser uma ocasião especial.

♦ Finja ser uma celebridade, uma jornalista ou uma relações públicas. Parece tolice, mas, se estiver desesperada, finja ser o seu próprio advogado – sempre impressiona.

♦ Diga que pode ser em fumadores ou não fumadores, isto é, seja flexível, desde que os convidados não se importem.

♦ Evite as quintas, sextas e sábados.

♦ Peça que enviem o menu por fax ou e-mail – desta forma, pode verificar os pratos e os preços antes de tomar a sua decisão.

Republished by Blog Post Promoter

115 Antes de jantar - Antes do jantar

Antes do jantar

O champanhe é sempre bom quando se prepara para uma grande noite ou para relaxar após um dia tenso de trabalho. Se estiver muito calor, beba algumas cervejas. Tente evitar a sidra – fá-la parecer uma estudante ou uma rústica e provoca-lhe gases. Mesmo antes de comer, beba umas deliciosas caipirinhas (a maior exportação do Brasil) ou uns mojitos para aguçar o apetite. Evite bebidas fortes e pesadas que a podem fazer sentir-se biliosa.

Republished by Blog Post Promoter

103 Comer sem embaraço - Como comer sem embaraços

Como comer sem embaraços

A comida está a chegar, por isso é tempo de estabelecer algumas regras básicas. Quer esteja a tomar chá no “Ritz” ou tenha ido a uma cadeia de hambúrgueres, determinados níveis de decoro devem ser tidos em conta em todas as ocasiões. Isto não tem nada a ver com ser fina ou elegante e tem tudo a ver com não provocar vómitos nas pessoas que a rodeiam.

Embora os conselhos das páginas que se seguem sejam sobre etiqueta em restaurantes, muitas das sugestões são igualmente apropriadas quando se é convidada para ir a casa de alguém ou quando é você a anfitriã. Onde quer que esteja:

♦ Não fale com a boca cheia.

♦ Não cuspa nada nem faça sons estranhos se não gostar da comida. Seja discreta.

♦ Não tire comida do prato dos outros exceto se eles acederem ou a encorajarem a experimentar algo.

♦ Não lamba os dedos.

♦ Não brinque nem escove o cabelo à mesa de jantar.

Republished by Blog Post Promoter

109 Pagar a conta - Pagar a conta

Pagar a conta

Se convidou amigos para um restaurante da sua escolha, deve assumir a despesa. Se sugeriu um local novo/favorito deve dividir a conta. De forma geral, a conta deve ser dividida em partes iguais. É tão mesquinho e avarento quando dois amigos discutem quem tomou ou não um café. Se está um pouco apertada de dinheiro e bebeu água toda a noite enquanto os seus amigos escolheram champanhe, mencione o assunto educadamente, explique a situação e peça para não pagar a conta das bebidas.

As contas não devem ser divididas consoante a riqueza e a pobreza de cada um – se não pode pagar um jantar num determinado local, sugira outro ou fique em casa. Os bons amigos compreenderão e alterarão o local. Nem deve sentir-se obrigada a pagar a conta de um amigo que resmunga por ganhar pouco, mesmo que você tenha acabado de ser aumentada. Se o fizer é porque é generosa, mas não deve sentir nenhuma pressão.

Se tem um amigo “sovina” que regularmente paga menos do que devia, não receie anunciar à mesa que não há dinheiro suficiente. Lembre todas as pessoas que terão de pôr algum dinheiro extra para a gorjeta e dar ao avaro uma desculpa para dar mais dinheiro. Alguns verdadeiros “sovinas” ignoram o seu pedido e permanecem à distância enquanto você pede o dinheiro, mas pelo menos tentou.

Regras para as gorjetas:

♦ 0% se a sua comida estava fria, atrasada, errada e o pessoal foi mal educado;

♦ 10% para um serviço razoável;

♦ 15% para um bom serviço;

♦ 20% para comida excelente, bons conselhos, instalações e serviço.

Depois de pagar a conta, não fique lá como se fosse proprietária da mesa. Um restaurante é um negócio. Se deseja permanecer sentada deve continuar a pedir bebidas ou outras coisas. Deve ter pelo menos 30 a 45 minutos por cada rodada de bebidas que pedir.

Republished by Blog Post Promoter

105 Começar - Começar

Começar

Se o pão já está colocado num prato ao seu lado antes de chegarem as entradas, pergunte às outras pessoas se elas se importam que vá começando. Use a faca de manteiga para cortar a manteiga e colocá-la no seu prato. Ofereça o prato com a manteiga à pessoa que estiver ao seu lado. Nunca corte o pão com a faca; em vez disso, use as mãos. Se o empregado vem com o cesto do pão, indique aquele que pretende e deixe-o colocá-lo no seu prato. Não ponha as mãos no cesto exceto se lhe disserem que o pode fazer. Pode tirar mais pão se lhe perguntarem se o deseja, mas não continue depois do prato principal ter sido servido, a não ser que esteja a comer mexilhão. Se o pão estiver duro, reclame. O pão deve ser saboroso.

Quando lhe é permitido começar a comer? Se a sua entrada ou prato principal for frio, deve esperar até que todos tenham sido servidos. Se escolheu um prato quente, as pessoas que estão consigo devem instigá-la a comer para que a refeição não arrefeça. Nunca comece a comer sem qualquer consideração pelos outros – especialmente se for convidada em casa de alguém e o cozinheiro ainda não se tiver sentado (excepto se ele o permitir).

Republished by Blog Post Promoter

Time executed 0 seconds