Comida, a gloriosa comida — um dos maiores prazeres da vida e de longe o melhor acessório com o qual lidar num evento social. Em caso de dúvida, ofereça comida e vinho e a maior parte das pessoas começa a relaxar ou, pelo menos, tem algo com que ocupar o tempo. Por isso, se as raparigas modernas adoram uma boa festa com comida, que regras devem ser tidas em conta enquanto lá estão?

118 Na cama - Na cama

Na cama

Não beba. O álcool serve para socializar ou descontrair e nenhuma dessas razões devia ser a sua principal preocupação quando está a tentar adormecer. Relaxe com um cacau ou um banho quente e tenha um copo de água na mesa-de-cabeceira caso lhe apeteça – quando acorda cedo de um sonho sobre líquidos depois de ter bebido demasiado sumo do diabo.

Republished by Blog Post Promoter

116 Durante o jantar - Durante o jantar

Durante o jantar

Tradicionalmente, deve beber vinho branco com pratos de massa com natas, aves, marisco, saladas e sushi, mas normalmente um rosé gelado ou champanhe será ainda melhor. Se o champanhe é a sua bebida preferida, por que razão restringi-lo a ocasiões especiais? Se puder pagá-lo, beba-o.

Escolha vinho tinto com pratos de massa com molhos de tomate, carne, pizza e tudo o que leve queijo, chocolate ou molho de frutas.

Se achar que o vinho tinto é demasiado pesado e o vinho branco é demasiado leve, não se sinta obrigada a seguir a etiqueta.

Quando escolhe um vinho, pergunte a opinião de todos. Mesmo que seja a perita, não assuma a superioridade sempre que janta fora. Se existe realmente um conhecedor de vinhos no seu grupo, peca-lhe para provar o vinho (nunca faça isso em casa de alguém) – será vantajoso para todos. Se não houver, vá pela maturidade – peça à pessoa mais velha se ela gostaria de experimentar o vinho. Se não, deixe quem está mais perto do empregado fazer as honras. A rotina é: cheirar, rodar o copo e engolir. Não gorgoleje nem cuspa.

Republished by Blog Post Promoter

104 Utensílios e extras - Utensílios e extras

Utensílios e extras

O seu guardanapo deve ser colocado no colo antes de começar a comer. Toque levemente na boca com ele e não o esfregue com vigor. Se você ou a sua companhia derramam algo, é permissível usar o seu guardanapo para limpar, mas chame um empregado para limpar a toalha.

Muitas pessoas entram em pânico por poderem usar a faca ou o garfo errado. É simples. Se tem dois, três ou quatro conjuntos de talheres na sua frente, comece pelos que estão por fora e vá andando até chegar aos que estão junto ao prato. As facas e garfos estarão colocados na posição correta. Pense: pequeno para a entrada e maior para o prato principal. Nunca lamba nem coma com a faca. Se for necessário, peça uma colher para utilizar no prato principal em vez de usar a de sobremesa.

O prato do pão estará à sua esquerda e deve ser retirado quando a sobremesa chega, para haver mais espaço na mesa. O prato do pão serve para o pão e a manteiga e não para outras coisas. Não é um prato para passar amostras de comida por toda a mesa. Os seus copos de vinho (o mais pequeno) e de água estão à direita. Se traz um cocktail ou um aperitivo para a mesa, coloque-os à sua esquerda para evitar o acumular de coisas. Apenas agradeça aos empregados uma ou outra vez que eles lhe encham o copo – fazê-lo todas as vezes pode interromper o fluir da conversa. Tente beber tanta água como vinho. Vai ficar agradecida de manhã… Bebe-se muito mais do que imaginamos quando nos estão constantemente a encher o copo. Lembre-se que muitos cafés/sobremesas também têm álcool, Beba com cuidado e não beba se vai conduzir.

Os pauzinhos podem ser complicados. Pratique em casa e verá que se torna mais fácil. Quando sai, experimente sempre à primeira vez. Se após alguns minutos vir que não está a conseguir e o seu estômago está a dar horas, opte pela colher e pelo garfo. Pelo menos
tentou. O mesmo se aplica a comer apenas com uma mão nos tradicionais restaurantes indianos.

Quando come em público, deve ter consciência que peculiaridades que ache deliciosas podem revoltar o estômago de outras pessoas. Muitas pessoas comem com uma tal velocidade que se torna embaraçoso quando estão num almoço com amigos. Eles sentem-se obrigados a apressarem-se, ficam mal dispostos e não conseguem comer a sobremesa… e, antes de se dar por isso, já saíram do restaurante. Por isso, para as pessoas que são assim é bom aprender a deixar as suas maneiras rápidas em casa (mesmo que isso implique comer qualquer coisa antes de sair de casa para apaziguar a sua fome.) De facto, comer qualquer coisa algumas boras antes de sair para jantar é normalmente uma boa ideia. Se passar fome o dia inteiro vai atirar-se ao cesto do pão como um abutre e assustar o empregado. É sempre mais agradável apreciar um aperitivo antes do jantar, por isso não se sinta a desfalecer por antecipação.

Republished by Blog Post Promoter

103 Comer sem embaraço - Como comer sem embaraços

Como comer sem embaraços

A comida está a chegar, por isso é tempo de estabelecer algumas regras básicas. Quer esteja a tomar chá no “Ritz” ou tenha ido a uma cadeia de hambúrgueres, determinados níveis de decoro devem ser tidos em conta em todas as ocasiões. Isto não tem nada a ver com ser fina ou elegante e tem tudo a ver com não provocar vómitos nas pessoas que a rodeiam.

Embora os conselhos das páginas que se seguem sejam sobre etiqueta em restaurantes, muitas das sugestões são igualmente apropriadas quando se é convidada para ir a casa de alguém ou quando é você a anfitriã. Onde quer que esteja:

♦ Não fale com a boca cheia.

♦ Não cuspa nada nem faça sons estranhos se não gostar da comida. Seja discreta.

♦ Não tire comida do prato dos outros exceto se eles acederem ou a encorajarem a experimentar algo.

♦ Não lamba os dedos.

♦ Não brinque nem escove o cabelo à mesa de jantar.

Republished by Blog Post Promoter

112 Comer pouco - Quando comeu pouco...

Quando comeu pouco…

Todos temos metabolismos diferentes, por isso não se sinta culpada se um amigo ou familiar cozinhou para si e você ainda sente fome. Elogie profusamente o cozinheiro e talvez lhe ofereçam os restos.

Um bom anfitrião deve servir comida adequada e, algumas horas depois do jantar, sugerir bebidas e snacks. Se o seu anfitrião não estiver familiarizado com as regras da etiqueta, não resmungue que está cheia de fome – um anfitrião mau ou avarento não se preocupa – despeça-se e pare na churrasqueira a caminho de casa. Saboroso.

Republished by Blog Post Promoter

111 Comeu demais - Quando comeu demais...

Quando comeu demais…

Se se sente como um peru antes do Natal, evite bebidas gasosas e beba água. Um café forte pode atuar como diurético. Ignore a oferta de “petits fours” e tome um comprimido para a indigestão ou um antiácido. Durante o dia, lute contra a vontade de se deitar no sofá a fazer uma soneca e em vez disso dê um revigorante passeio. Desabotoe as calças, se possível.

 

Republished by Blog Post Promoter

Time executed 0 seconds