Comida, a gloriosa comida — um dos maiores prazeres da vida e de longe o melhor acessório com o qual lidar num evento social. Em caso de dúvida, ofereça comida e vinho e a maior parte das pessoas começa a relaxar ou, pelo menos, tem algo com que ocupar o tempo. Por isso, se as raparigas modernas adoram uma boa festa com comida, que regras devem ser tidas em conta enquanto lá estão?

104 Utensílios e extras - Utensílios e extras

Utensílios e extras

O seu guardanapo deve ser colocado no colo antes de começar a comer. Toque levemente na boca com ele e não o esfregue com vigor. Se você ou a sua companhia derramam algo, é permissível usar o seu guardanapo para limpar, mas chame um empregado para limpar a toalha.

Muitas pessoas entram em pânico por poderem usar a faca ou o garfo errado. É simples. Se tem dois, três ou quatro conjuntos de talheres na sua frente, comece pelos que estão por fora e vá andando até chegar aos que estão junto ao prato. As facas e garfos estarão colocados na posição correta. Pense: pequeno para a entrada e maior para o prato principal. Nunca lamba nem coma com a faca. Se for necessário, peça uma colher para utilizar no prato principal em vez de usar a de sobremesa.

O prato do pão estará à sua esquerda e deve ser retirado quando a sobremesa chega, para haver mais espaço na mesa. O prato do pão serve para o pão e a manteiga e não para outras coisas. Não é um prato para passar amostras de comida por toda a mesa. Os seus copos de vinho (o mais pequeno) e de água estão à direita. Se traz um cocktail ou um aperitivo para a mesa, coloque-os à sua esquerda para evitar o acumular de coisas. Apenas agradeça aos empregados uma ou outra vez que eles lhe encham o copo – fazê-lo todas as vezes pode interromper o fluir da conversa. Tente beber tanta água como vinho. Vai ficar agradecida de manhã… Bebe-se muito mais do que imaginamos quando nos estão constantemente a encher o copo. Lembre-se que muitos cafés/sobremesas também têm álcool, Beba com cuidado e não beba se vai conduzir.

Os pauzinhos podem ser complicados. Pratique em casa e verá que se torna mais fácil. Quando sai, experimente sempre à primeira vez. Se após alguns minutos vir que não está a conseguir e o seu estômago está a dar horas, opte pela colher e pelo garfo. Pelo menos
tentou. O mesmo se aplica a comer apenas com uma mão nos tradicionais restaurantes indianos.

Quando come em público, deve ter consciência que peculiaridades que ache deliciosas podem revoltar o estômago de outras pessoas. Muitas pessoas comem com uma tal velocidade que se torna embaraçoso quando estão num almoço com amigos. Eles sentem-se obrigados a apressarem-se, ficam mal dispostos e não conseguem comer a sobremesa… e, antes de se dar por isso, já saíram do restaurante. Por isso, para as pessoas que são assim é bom aprender a deixar as suas maneiras rápidas em casa (mesmo que isso implique comer qualquer coisa antes de sair de casa para apaziguar a sua fome.) De facto, comer qualquer coisa algumas boras antes de sair para jantar é normalmente uma boa ideia. Se passar fome o dia inteiro vai atirar-se ao cesto do pão como um abutre e assustar o empregado. É sempre mais agradável apreciar um aperitivo antes do jantar, por isso não se sinta a desfalecer por antecipação.

Republished by Blog Post Promoter

111 Comeu demais - Quando comeu demais...

Quando comeu demais…

Se se sente como um peru antes do Natal, evite bebidas gasosas e beba água. Um café forte pode atuar como diurético. Ignore a oferta de “petits fours” e tome um comprimido para a indigestão ou um antiácido. Durante o dia, lute contra a vontade de se deitar no sofá a fazer uma soneca e em vez disso dê um revigorante passeio. Desabotoe as calças, se possível.

 

Republished by Blog Post Promoter

119 Recompor - Como se recompor da bebedeira rapidamente

Como se recompor da bebedeira rapidamente

Evite misturar bebidas espirituosas e, se o dia seguinte vai ser muito ocupado, pare de beber à meia-noite. Se está a ficar incoerente e mal disposta, vá à casa de banho. Sente-se na sanita e concentre-se. Lave a cara (e limpe os dentes ou masque pastilha elástica, se possível). Verifique se a maquilhagem não está borrada. Beba a maior quantidade de água possível para descarregar tudo e dirija-se aos canapés ou a um estabelecimento de comida rápida e coma alguns hidratos de carbono. Saia para o exterior e vá apanhar ar fresco durante dez minutos. Se, mesmo assim, ainda se sente mal, vá para a cama.

Finalmente, uma boa frase para memorizar é: “Cerveja com vinho é saboroso, vinho com cerveja é desastroso.”

Republished by Blog Post Promoter

100 Como reservar uma mesa - Como reservar uma mesa

Como reservar uma mesa

Lembre-se de que você é o cliente. Não se deixe abalar por uma voz arrogante, mesmo quando telefona para o restaurante mais procurado da cidade para fazer uma reserva. Eles precisam mais de si que você deles. Como pode ter a certeza de obter uma boa mesa?

♦ Reserve pelo menos com duas semanas de antecedência.

♦ Não convide mais de oito pessoas.

♦ Marque o jantar para antes das 20h30 ou depois das 22h30.

♦ Mencione o facto de ser uma ocasião especial.

♦ Finja ser uma celebridade, uma jornalista ou uma relações públicas. Parece tolice, mas, se estiver desesperada, finja ser o seu próprio advogado – sempre impressiona.

♦ Diga que pode ser em fumadores ou não fumadores, isto é, seja flexível, desde que os convidados não se importem.

♦ Evite as quintas, sextas e sábados.

♦ Peça que enviem o menu por fax ou e-mail – desta forma, pode verificar os pratos e os preços antes de tomar a sua decisão.

Republished by Blog Post Promoter

115 Antes de jantar - Antes do jantar

Antes do jantar

O champanhe é sempre bom quando se prepara para uma grande noite ou para relaxar após um dia tenso de trabalho. Se estiver muito calor, beba algumas cervejas. Tente evitar a sidra – fá-la parecer uma estudante ou uma rústica e provoca-lhe gases. Mesmo antes de comer, beba umas deliciosas caipirinhas (a maior exportação do Brasil) ou uns mojitos para aguçar o apetite. Evite bebidas fortes e pesadas que a podem fazer sentir-se biliosa.

Republished by Blog Post Promoter

113 Antes do meio dia - Antes do meio-dia

Antes do meio-dia

O único álcool que deve beber nesta altura do dia é o champanhe ou vodka sob a forma de um Bloody Mary (o sumo de tomate e de limão dá a este cocktail um sabor mais saudável do que é verdadeiramente). Nada de bebidas fortes. Os whiskeys e os bourbons estão fora de questão. O mesmo se aplica a tudo o que se beba através de lata – o hálito a cerveja não é adequado antes do almoço.

Republished by Blog Post Promoter

Time executed 0 seconds