Categories
Recent Posts

Blog

Apoio Total

Apoio total

Vejamos o reverso da medalha no que respeita aos mexericos. Falar pode ser fácil, mas um elogio vindo de um amigo pode significar muito. Se um amigo perdeu peso, obteve um bonito bronzeado ou está a usar algo que lhe fica lhe fica realmente bem, diga-lhe. Se alguém que conhece disse algo positivo sobre um amigo, passe a palavra. Se alguém está interessado num dos seus amigos, diga-lhe, isso fá-lo-á sentir-se bem (mesmo que já esteja comprometido).

Invocar o mantra da etiqueta – pôr os outros à sua frente – mostra que os verdadeiros amigos merecem 100 por cento de lealdade. Dê-lhes apoio total quando estão magoados ou com problemas e tome sempre o partido deles numa discussão (mesmo que estejam a ser um pouco irracionais). Apoiem-se uns aos outros. Façam com que o outro se sinta especial.

Apoio total significa apoio incondicional. Nunca abandone um amigo valioso por um novo amigo só porque lhe apetece mudar. E, já que estamos a falar do assunto, também é excelente que se dê bem com os amigos dos amigos. Mas não em demasia. Não combine saídas à noite sem o vosso amigo comum e não o informe sobre coisas que o amigo deles tem feito. Isso é muito grosseiro.
No entanto, se os vossos amigos mútuos se distanciarem, pode começar uma bela amizade por si própria. A sua relação de confiança, apoio e consideração também implica que lembre datas importantes, detalhes sobre os familiares dos seus amigos e um telefonema quando precisam de ouvir uma voz amiga. Da mesma forma, embora passar uma noite a tossir e a vomitar não seja a perfeita ideia de uma grande noite, se um amigo está sozinho e precisa de companhia, alugue um DVD e leve uma máscara de proteção. Segurar o cabelo de alguém enquanto essa pessoa vomita é um verdadeiro teste de amizade.

Felizmente, o carinho e a atenção também podem ser mostrados por um afetuoso pequeno presente. Não pense no preço, pense na pessoa. Uma palavra de aviso sobre os bens: não parta do princípio que são tão íntimos que “o que é meu é automaticamente teu”. É bom partilhar as coisas, mas não é nada bonito ter de suplicar para as reaver. O velho ditado: “Quem empresta o que tem, a
pedir vem” faz muito sentido. Se alguém danificar ou perder algo especial, pode sentir ressentimento. Se empresta dinheiro a alguém, não se sinta mal pedindo-o de volta, a não ser que se trate de uma quantia muito pequena. Pense duas vezes antes de emprestar grandes somas de dinheiro e tenha cautela com as pessoas que estão constantemente a pedir-lhe dinheiro emprestado.

0