Comunicar ao mundo que está pronta, desejosa e capaz de trabalhar pode ser complicado. Existe muita competição lá fora e as empresas podem pagar para ter o mais elevado nível. Por isso, não se deixe abater com o primeiro obstáculo daquilo que pode ser uma longa corrida. Uma apresentação eficaz de si mesm e de todos os seus trunfos próprios pode ser a chave para entrar por essa porta.

65 Vender se a si mesma - Vender-se a si mesma

Vender-se a si mesma

A entrevista não é a primeira oportunidade que tem para demonstrar a sua capacidade. Quase tão importante como isso é o seu curriculum vitae e a carta de apresentação que escreve antes. Verifique várias vezes se existem erros ortográficos e de pontuação. Imprima em papel de boa qualidade. Obtenha o nome e o título da pessoa que recruta os trabalhadores. Não minta no seu curriculum vitae (as pessoas costumam verificar) e não se alargue na lista de interesses pessoais (a quem interessa o seu gosto por cinema new age? Assume-se que as mulheres modernas têm cultura). Um CV deve ter, no máximo, duas folhas A4 e não mais.

Deseja-se que seja uma visão tentadora da sua história e a prova oficial da sua conveniência para o trabalho e não um anúncio pessoal nem o relatório de um terapeuta.

Republished by Blog Post Promoter

66 Entrevistas exclusivas - Entrevistas exclusivas

Entrevistas exclusivas

Antes de poder gastar o seu primeiro mês de salário, tem de conseguir o emprego. Com tantas mulheres maravilhosas por aí, a competição no mercado de trabalho é feroz. Brilhe como uma estrela, querida. Brilhe. Isso é difícil, porque as entrevistas são assustadoras e é difícil ser você mesma – especialmente quando realmente quer o trabalho. Mas as entrevistas não têm de ser impossíveis. Inúmeras pesquisas de gestores de pessoal e de consultores de recrutamento dizem que os entrevistados deviam estar preparados e ser eles mesmos. As seguintes sugestões também ajudam:

1. Chegue a tempo – preferencialmente com cinco minutos de antecedência para uma ida rápida à casa de banho para retocar a maquilhagem, verificar os sovacos, etc.

2. As primeiras impressões contam. É verdade que as pessoas decidem se gostam de uma pessoa nos primeiros cinco minutos de conversa com ela. Por isso esteja limpa e cheirosa. Não pareça demasiado sexy e não use coisas que façam demasiado barulho. Coisas como brincos de papagaio e meias musicais fá-la-ão parecer esquisita.

3. Descubra o máximo possível sobre o departamento, a empresa, a indústria e a concorrência. Conhecimento é poder, especialmente quando está a tentar impressionar alguém que trabalha nesse campo.

4. Seja confiante – conheça as suas forças – mas não seja arrogante. Você não é a “Miss Perfeição” da “Cidade Perfeita”. Ninguém gosta de uma pessoa que sabe tudo, especialmente o seu futuro patrão.

5. Imagine-se através dos olhos do entrevistador. Está a ser entusiástica? A sua linguagem corporal é encorajadora? Lembre-se de sorrir, apertar a mão com firmeza, inclinar-se para a frente, manter o contacto visual e caminhar com convicção – a entrevista começa no minuto em que entra na sala.

6. Os entrevistadores perguntam sempre se você tem dúvidas. Diga alguma coisa. Se não perguntar nada, eles pensarão que você é um pouco idiota. Faça uma pergunta simples sobre férias, bónus, a equipa, o seu patrão ou a principal concorrência, se for necessário.

7. Ao sair, agradeça ao entrevistador o tempo despendido, aperte a mão com firmeza (mas não como uma tarefa mecânica) e saia. Não fique por ali a utilizar o telemóvel ou a mexer na mala.

8. Não fique surpreendida por ser chamada para uma segunda entrevista – e veja-a como tão importante como a primeira. Você impressionou, mas não o suficiente. Ainda tem muito a provar.

9. Se receber uma carta dizendo que não obteve o emprego, escreva a perguntar em que área pode melhorar. A maior parte dos empregadores ficarão satisfeitos por ajudar. E não fique demasiado desapontada. Tudo acontece por uma razão. Um emprego melhor deve estar a aparecer. E, nunca se sabe, talvez abra uma nova vaga e eles se lembrem de si.

10. Se a contactarem para lhe dizer que conseguiu o emprego, seja inteligente. Leia cuidadosamente o contrato e comprometa-se com uma data de início rapidamente. Investigue a posição e a equipa de que fará parte. Se puder, tire alguns dias para arranjar o cabelo e comprar roupa nova. Na noite antes, vá para a cama cedo. Tome um comprimido de ervas para dormir, se ajudar. Conheça o caminho com antecedência e saia 30 minutos antes para o caso de haver atrasos.

Republished by Blog Post Promoter

Time executed 0 seconds