Categories
Recent Posts

Blog

Chegar a tempo

Chegar sempre a tempo

A pontualidade é muito importante. A não ser que queira arranjar reputação de não ter consideração e ser mal-educada, chegar quando disse que devia chegar é uma prioridade.

Existem sempre razões genuínas para manter as pessoas à espera — o tempo, o tráfego, circunstâncias alheias e doenças podem atrasar-nos — mas 95% dos atrasos devem-se a uma má organização. Seja honesta consigo própria, minha senhora! Não demora verdadeiramente 15 minutos a maquilhar-se para sair à noite, pois não? Aproxima-se mais dos 30. E pronto – já está atrasada.

Há ocasiões em que é elegante chegar atrasada e, sim, pode fazer uma entrada triunfal numa festa uma hora depois do seu início. Mas é grosseiro deixar alguém à espera sozinho num
restaurante e especialmente se um amigo preparou o jantar em casa. Pelo menos telefone a explicar o seu atraso.

Eis uma lista de dicas para não se atrasar:

1. Preparação. Certifique-se que tem dinheiro consigo (as idas de última hora ao banco demoram tempo).

2. Seja realista. Se tem uma reunião às 17 horas não combine encontros com os seus amigos para as 18 horas.

3. Planeie o seu percurso. Tenha atenção porque pode demorar o dobro do tempo se for a hora de ponta, etc…

4. Se não sabe decidir-se entre chegar muito tarde para um encontro com os amigos ou chegar a tempo mas ligeiramente desalinhada, os seus amigos preferem vê-la ao natural. Trate de si mais tarde.

5. Se não quer fazer algo, diga “não”. Se não, vai arrepender-se de o fazer e vai arrastar-se penosamente, lentamente… e atrasada.

Se tem um conhecido que chega sempre atrasado, realce educadamente que você é uma pessoa ocupada e que todos os minutos são valiosos, por isso, se os encontros tiverem de ser
remarcados, ele deve informá-la.

Quando um amigo chega repetidamente atrasado, experimente dizer: “É uma pena chegares tarde, porque vamos ter menos tempo para pôr a conversa em dia”. Se ele continuar a rebelar-se contra o tempo, mude o relógio para uma hora que seja adequada para eles. Diga que vai encontrar-se com eles mais cedo.

Outra forma de lidar com os atrasados é salientar o problema e combinar encontrar-se com eles em locais que são mais do seu agrado e mais fáceis para si – num café na esquina da sua rua, na receção do seu local de trabalho – e peça-lhes para lhe telefonarem quando estiverem a chegar, ou numa saída à noite combine encontrar-se com essa pessoa e com um grupo de amigos que sejam mais fiáveis. Em alturas verdadeiramente desesperantes, roube o relógio do atrasado c acerte-o para meia hora depois. Um dia ele vai agradecer-lhe.

0