Categories
Recent Posts

Blog

Anfitriã

Como ser uma boa anfitriã

As regras de ouro da hospitalidade são fáceis de lembrar e devem entrar em vigor logo que alguém (que você quer que a visite) passa a sua soleira.

1- Leve os casacos/chapéus-de-chuva/malas para que a pessoa se possa sentar confortavelmente. Especialmente se esteve a chover ou a nevar.

2. Ofereça uma bebida quente ou fria (mesmo que só tenha água ou café) nos 15 minutos após a sua chegada. Já estive em casa de amigos por mais de duas horas antes de ter de pedir algo para extinguir a sede… Isso é muito mau.

3. Mantenha a sua casa a uma temperatura agradável – não a diminua nem a ligue no máximo para que os visitantes transpirem como homens gordos uma sauna.

4. Não desapareça quando os convidados chegam. Mesmo que esteja a meio da sua telenovela preferida ou desesperada para ir à casa de banho, pelo menos faça-os sentar e pergunte como estão.

5. Mostre o mínimo de fotografias e de vídeos caseiros. Quando as pessoas afirmam que não se importam de ver doze álbuns de fotografias sobre as suas férias recentes, elas estão a mentir. Quando mostrar fotografias, selecione-as primeiro e não conte uma história sobre cada uma. Ninguém as acha tão interessantes como você.

6. Se os convidados ficarem mais de uma hora, ofereça-lhes algo para comer. Mas, se não os convidou para uma refeição, não vá a cidade. Mantenha uma provisão de bolachas para estas emergências (se conseguir resistir-lhes.)

7. Se os visitantes fumam, forneça-lhes um cinzeiro. Ou, caso se trate uma casa onde não se fuma, mostre-lhes o caminho para o jardim e ofereça-lhes uma cadeira ou um chapéu-de-chuva se estiver a chover.

8. Tenha sempre muitas toalhas lavadas, papel higiénico e um cesto de papéis na casa de banho. Certifique-se de que a fechadura funciona. As portas transparentes não são uma boa ideia… tornam as necessidades fisiológicas muito difíceis.

9. Tente não estar de pijama (ou nua) depois das 11 horas da manhã – podem aparecer visitas inesperadas. E tenha sempre a casa minimamente limpa – nada de ténis sujos na cozinha, etc.

10. Não obrigue os visitantes a competir com a televisão. Se há um programa que gostaria de ver, ligue o vídeo, grave-o e desligue a televisão.

Estas regras devem ser aplicadas à risca – qualquer coisa a menos seria considerado grosseiro e indelicado. Mais valia ter um cartaz à porta a dizer: “Visitantes mantenham-se longe”. Deseja viver uma existência solitária e sem amigos? Com um pouco de cuidado e atenção, os seus amigos devem sentir-se verdadeiramente cm casa.

Truques simpáticos para acrescentar ao seu repertório de anfitriã:

♦ Mantenha uma provisão de ambientadores de ar e velas com cheiro. Pode mesmo comprar maravilhosos pulverizadores de interior que cheiram a pão acabado de fazer, café ou canela com laranja para tornar a sua casa deliciosa.

♦ Compre flores todas as semanas se as puder pagar – um presente para si e para os seus convidados.

♦ Encha a casa de banho com sabonetes, perfumes e creme para as mãos (e uma provisão das revistas mais atuais).

♦ Tenha sempre uma garrafa de vinho branco no frigorífico e um bom vinho tinto. Lembre-se de ter gelo e limão à mão.

♦ Algumas pessoas não bebem cafeína, por isso convém ter uma seleção de chás de ervas e de descafeinados e águas com gás na cozinha.

♦ Mesmo que os visitantes insistam em dizer que não têm fome, deixe um recipiente de chocolates/nozes/frutos na mesa.

♦ Mostre-lhes quão feliz está de os ver – abrace-os e agradeça-lhes a visita.

0