Categories
Recent Posts

Blog

Pedir desculpa

Desculpa parece ser uma palavra difícil…

Mas não tem de ser. Quando alguém choca consigo, lhe pisa o pé, come o último chocolate, etc, a palavra “desculpa” devia ser de utilização comum. Se lhe tornar a vida mais fácil, peça desculpa primeiro. Mesmo que algo não a ofenda, se alguém na sua companhia está visivelmente perturbado, peça desculpa. Mesmo que ache que a pessoa é demasiado sensível, essa é a sua forma de ser, por isso, desculpe-se. Se se sentir mutuamente responsável mas quiser tornar a sua vida mais fácil, certifique-se que é bastante humana e peça desculpa primeiro. Esta pequena palavra é pacificadora e pode evitar ressentimentos e amarguras. Se é
demasiado orgulhosa para arcar com a culpa por pequenas coisas, pratique. É uma grande capacidade e não implica que seja fraca. Significa exactamente o oposto.

Tendo dito isto, algumas pessoas utilizam a palavra com demasiada facilidade — dizer “desculpa” não a absolve da responsabilidade nem lhe dá um cartão automático de “você está livre da prisão”. É muito importante, mas não deve ser vista como uma autorização para fazer o que deseja.

0