Porque razão tantas pessoas esquecem como ser socialmente aceitáveis quando se desviam da norma? Parece que uma viagem a um país estrangeiro ou demasiado álcool no Natal pode transformar a mulher mais elegante e moderna num caco insolente. Lembrem-se, meninas, nos bons e maus momentos, em casa ou fora, a cançao “Singin’ In The Rain”, de Gene Kelly, estava certa: dignidade, sempre dignidade.

174 Roupa - Vista-se com respeito

Vista-se com respeito

Quando fica num hotel ou está com outros visitantes, vista-se de forma apropriada. Antes de ficar, verifique se os homens precisam de usar gravata e camisa para o jantar ou se as mulheres podem ir almoçar de fato de banho ou se têm de se vestir. Leve sempre uma blusa de mangas compridas, uma saia pelos joelhos e chapéu, no caso de decidir visitar um local religioso.

Republished by Blog Post Promoter

172 Diferenças - Ame as diferenças

Ame as diferenças

Deixe-se de lamurias sobre os preços, as pessoas ou as opções políticas. Aprecie todos os países pelos seus méritos. Tente ser uma patriótica cidadã do mundo. Explore e aprenda. Respeite o país que está a visitar e tornar-se-á uma boa publicidade para o seu próprio país. Nada é pior que jovens bêbedos em viagem, que destroem bares, troçam dos locais… e depois resmungam por terem tido umas férias péssimas.

Republished by Blog Post Promoter

157 Regras gerais - Regras gerais

Regras gerais

Existem regras gerais que elevem ser cumpridas em todos os acontecimentos importantes e dias especiais:

♦ Chegar a horas.

♦ Sentar-se em silêncio durante… os momentos em que deve estar em silêncio.

♦ Não iniciar discussões nem vomitar para o seu chapéu.

♦ Manter os tímidos e os solitários debaixo de olho.

♦ Provavelmente haverá crianças e idosos. Se assim for, não seja paternalista com eles, não os ignore nem aja como se eles fossem surdos: as crianças têm ouvidos que rivalizam com os dos cães e os idosos já viveram muito e experimentaram muito, por isso, mesmo que sejam mesmo surdos, eles reconhecem as expressões faciais.

♦ Apresente as pessoas umas às outras.

♦ Não apareça com companheiros ocasionais.

♦ Só grave ou tire fotografias quando for permitido.

Republished by Blog Post Promoter

166 Presentes - Quanto dinheiro deve gastar em presentes?

Quanto dinheiro deve gastar em presentes?

Antigamente os presentes eram simples lembranças de amor e amizade. Nesta época de publicidade e de consumo em que vivemos, parecemos todos obcecados com o preço das coisas. Não queremos apenas receber os maiores presentes da árvore como também os queremos oferecer. Mas dar presentes não deverá ser preocupante se seguir estas orientações:

♦ Gaste apenas o que puder. Ninguém quer que fique com dívidas por causa de outras pessoas.

♦ Não se sinta embaraçada por impor um limite – é melhor se todos concordarem cm gastar apenas uma determinada quantia.

♦ Lembre-se do ano passado. O que é que cada pessoa lhe ofereceu? O que lhes ofereceu? Sentiu-se “sovina” ou extravagante? Escolha o presente de cada um de acordo com o ano passado.

♦ Tente não competir com os muito ricos.

♦ Concorde em fazer um pacto com alguns amigos de oferecerem presentes – ambos ficarão gratos.

♦ Gaste mais ou menos o mesmo com irmãos e com pais, para evitar comentários.

♦ Algumas pessoas – especialmente os adolescentes – normalmente preferem/precisam de dinheiro ou de cheques-prenda. Não lhes ofereça algo que eles nunca hão-de usar só porque os cheques e o dinheiro são impessoais,

♦ Se comprar um presente com cuidado, atenção e carinho, o preço não importa.

♦ Guarde os recibos e ofereça-os às pessoas depois de elas abrirem os seus presentes – especialmente quando comprar roupa ou joalharia.

♦ Se realmente odeia um presente que recebeu mas as pessoas que lho deram adoram o seu presente, agradeça a Deus pelo seu bom gosto e fique feliz por as ter feito felizes. Não dê só a pensar em receber.

Republished by Blog Post Promoter

158 Casamentos - Casamentos

Casamentos

♦ Não rivalize com a noiva – qualquer coisa branca, com rendas, brilhante e comprida é muito desapropriada, assim como véus e uma liga azul. Pode ser elegante vestir de preto, mas verifique com a noiva se ela não acha que simboliza má sorte.

♦ Mesmo que o vestido da noiva não seja ao seu gosto, seja simpática nos seus comentários. Reflecte o estilo dela e obviamente fá-la sentir-se confiante.

 

♦ Não tussa ou aplauda durante a parte do “Se alguém tiver alguma coisa a dizer, fale agora ou cale-se para sempre…” – mesmo os casais mais inocentes ficam nervosos e com medo que alguém tenha descoberto alguma coisa para os impedir de se casar.

♦ Não atire confettis para o chão se tal lhe foi pedido. Espere até sair para o exterior.

♦ Se já deu o nó, resista à vontade de comparar tudo com o seu próprio dia e de aborrecer as pessoas com o “No meu isto foi melhor porque…”.

♦ Nunca ofereça à noiva um charuto, um cigarro ou um “Drambuie” flamejante.

♦ Não coma o bolo antes de este ser oficialmente cortado.

♦ Não dance antes da primeira dança ter sido efetuada pelos noivos.

♦ Não vá até à suíte de núpcias com os noivos e, obviamente, não os surpreenda indo com eles de lua-de-mel.

♦ Tente não andar sempre agarrada à noiva ou ao noivo – eles têm muitas pessoas com quem conversar.

♦ Algumas pessoas odeiam casamentos (idiotas!) – não os deixe convencê-la de que é uma enorme perda de tempo. Divirta-se… é a única altura em que pode dançar as músicas que lhe apetecer sem se sentir embaraçada.

♦ Deixe os presentes num local seguro – não quer perdê-los nem parti-los – e marquemos claramente com o seu nome. Ou então cole o cartão ao presente para que não se separem.

♦ Aguente os oradores – ouça e ria mesmo quando os discursos não têm piada.

♦ Quando sair, agradeça aos noivos e aos pais. Mesmo que o casal tenha pago tudo, os pais terão certamente ajudado a receber os convidados.

♦ Quando o casal voltar de lua-de-mel anime-o com uma carta contando como se divertiu e junte algumas fotografias do acontecimento.

Republished by Blog Post Promoter

165 Quem cozinha - Quem cozinha?

Quem cozinha?

O trabalho na cozinha normalmente recai sobra a anfitriã, a mulher de casa. Se se sente mal em relação a isso…

♦ Telefone com antecedência e pergunte o que pode levar: uma tábua de queijos, as sobremesas…? Pode até preparar e cozinhar os vegetais, de forma que tenham somente de ir ao micro-ondas antes de pôr a mesa.

♦ Demasiados cozinheiros podem estragar tudo, por isso, se a anfitriã disser que não necessita de ajuda, ofereça-se para servir as bebidas, pôr a mesa, arrumar, etc.

♦ Se necessitar de algum item especial (assado de noz vegetariano, por exemplo), traga-o consigo para evitar o stress do cozinheiro.

♦ Se uma ou duas pessoas fizeram a maior parte do trabalho, agradeça-lhes. Os jantares de Natal demoram muito tempo a preparar.

♦ O cozinheiro não deve lavar a loiça.

Republished by Blog Post Promoter

Time executed 0 seconds