Categories
Recent Posts

Blog

176 Ficar por cima

Ficar por cima

Sendo uma mulher moderna, confiante e justa, trata todas as pessoas de igual forma – até elas lhe fazerem mal. Então precisa de as pôr no seu lugar. Não seja cruel, apenas deve certificar-se de que não magoam mais ninguém.

1. Aja com decoro – isto deve fazê-la sentir-se satisfeita mesmo que esses idiotas estejam a tentar fazê-la sentir-se mal consigo mesma.

 

2. Tente não chorar, tremer nem fugir. Isso constituirá uma pequena vitória para os socialmente ineptos.

3. Não retalie. Quando alguém se intromete, ridiculariza, diz uma piada má ou arrota, ele quer que as pessoas reajam – é daí que retira a sua força. Ignore-o.

4. Se ocorreu algum desentendimento (injúrias, empurrões, etc), imponha-se educadamente, com calma e diplomacia. Informe a pessoa de que o seu comportamento a aborreceu.

5. Se mesmo assim ela não corrigir o seu comportamento, mude de jogo. “É incrível! Deve ter imensa piada ser-se assim tão ofensivo e mal-educado, mas nunca se sente culpado?” Mantenha o tom de voz normal, como se estivesse genuinamente interessada – e que pode a pessoa dizer? Mesmo que a ignore, todas as pessoas que a ouviram apreciarão a sua coragem.

6. Combata o fogo com o fogo, se for necessário. Se o senhor Arrogante a está a aborrecer, exiba-se o dobro (desde que as outras pessoas que a ouvem saibam o que está a fazer). Se o senhor Idiota se recusa a falar consigo, não o ajude: olhe para ele sem expressão até ele dizer alguma coisa.

0