193 Reclamar - Reclamações

Reclamações

Ninguém deve ter de acurar um mau serviço ou bens de má qualidade, mas pode ser embaraçoso queixar-se em público se não sabe como fazê-lo adequadamente. O mais importante é certificar-se de que a sua reclamação é justificada. Se estiver ébria não faça uma cena – talvez deva escrever uma carta no dia seguinte citando o seu caso quando já estiver sóbria. Se estiver com outras pessoas, peça-lhes a opinião antes de exigir o despedimento do empregado de mesa. Seja justa, calma e tranquila.

1. Pense naquilo que vai dizer antes de abrir a boca.

2. Fale educadamente – dê sempre às pessoas a oportunidade de se desculparem.

3. Evite tornar-se muito pessoal – só vai enfraquecer os seus argumentos. Cinja-se ao assunto em questão. Comentários grosseiros são inaceitáveis.

4. Pense na compensação que deseja. O que pode compensar o seu jantar frio ou o péssimo voo? Sugira opções pacíficas: vouchers, bebidas gratuitas, uma carta do gerente, etc. Depois negoceie. Seja razoável, mas não aceite nada irrisório ou isso persegui-la-á indefinidamente.

5. Quando escrever uma carta de reclamação ou fizer um telefonema, vá até ao pormenor. Peça ao rececionista ou administrador o nome completo e título exato do gerente. E não exija resultados imediatos – deixe passar pelo menos 28 dias para obter uma resposta.

Republished by Blog Post Promoter

30 Dez mandamentos da amizade - Os dez mandamentos da amizade

Os dez mandamentos da amizade

1. Escolha amigas que a façam sentir-se bem.

2. Uma amiga ciumenta nunca será uma amiga honesta.

3. Confie nos seus instintos. Se uma pessoa gosta genuinamente de si, isso vê-se.

4. As novas amigas são tão importantes como as mais antigas por razões diferentes.

5. Não peça a uma amiga para fazer por si algo que você não gostaria de fazer.

6. Respeite o facto de as suas amigas terem prioridades diferentes das suas.

7. Não fique a matutar numa discussão nem numa troca de palavras – esclareça tudo.

8. Não esqueça o aniversário de uma amiga.

9. Telefone às amigas sempre que alguma coisa importante se passar na vida delas, mesmo que seja apenas por um minuto.

10. Use as suas amigas para apoio, mas não as sobrecarregue. Todos têm limites e as suas vidas para resolver.

 

Republished by Blog Post Promoter

141 Convidad - Ser convidada

Ser convidada

Seja agradável em todas as ocasiões para que o seu anfitrião ou anfitriã considere a sua companhia divertida em vez de irritante.

As coisas chave a lembrar são:

♦ Não faça visitas surpresa – as pessoas podem estar doentes, a dormir ou a copular.

♦ Não chegue meia hora mais cedo nem meia hora mais tarde sem um telefonema de aviso.

♦ Leve um presente, mesmo que não vá jantar. As pessoas têm de a alimentar e de lhe dar de beber mesmo que só fique uma hora, por isso ofereça algo em troca. Pode ser algo tão simples ou barato como uma bonita fotografia ou um pacote de bolachas.

♦ Não peça a colegas ou pessoas que conhece há menos de um ano que a aturem por algumas noites – é uma grande imposição.

♦ Não insulte a casa de outra pessoa. Mesmo algo tão subtil como “eu não teria escolhido estas cores” é extremamente indelicado.

♦ Não se sirva de comida ou de bebida senão quando estas lhe forem oferecidas.

♦ Não meta o nariz em pertences privados nem entre quarto de ninguém.

Republished by Blog Post Promoter

101 Rituais de restaurante - Rituais de restaurantes

Rituais de restaurantes

Depois de ter entrado num restaurante, entram em vigor algumas regras não oficiais. Os empregados devem agradecer-lhe a sua vinda e oferecer-se para lhe tirarem o casaco, sem que você tenha de fazer nada. Se não fez uma reserva, deve ser demasiado simpática ao perguntar se existem mesas livres. Não discuta se lhe disserem que não – embora a sala possa parecer vazia, eles podem ter algumas mesas reservadas.

 

Quando é levada para a sua mesa, não guarde o melhor lugar antes de todos se terem juntado. Se é a primeira a chegar, sente-se num local que não impeça a passagem das outras pessoas. Mesmo que isso signifique que está presa na Sibéria social com o casal mais chato da Terra, pode sentar-se convencida que é bem educada.

Lembre-se de respeitar as outras mesas. Coloque o telemóvel em modo de silêncio (ou, preferencialmente, desligue-o) e preste atenção ao nível de ruído que a rodeia. Tente não olhar fixamente para os outros – é difícil, eu sei, mas aquele casal no canto pode estar a desfrutar do último jantar para salvar a sua relação e não precisa da sua atenção. Mesmo assim, os restaurantes são locais públicos e tem todo o direito de se divertir e rir, por isso não se sinta intimidada a permanecer em silêncio total.

Republished by Blog Post Promoter

Segredos de sucesso - Segredos de sucesso

Segredos de sucesso

♦ Na noite antes da festa pense em quem quer apresentar, quem se daria bem ou não, etc.

♦ Lembre-se de comer alguma coisa antes da festa começar – bebida, stress e negócios podem ser perigosos.

♦ Se está nervosa com o início da festa, peça às suas amigas mais intimas para chegarem mais cedo trazendo os sapatos de dança.

♦ Dê uma boa impressão a partir do momento em que os convidados chegam. Salpique pétalas e coloque velas pela casa de banho e jardim (se estiver bom tempo) e luzes fracas para comerem à luz das velas. Almofadas e cortinas espalhadas também podem ser relaxantes.

♦ Não permita que os convidados critiquem o seu gosto na decoração. Eles não deviam ser tão indelicados – e isso inclui os seus pais e os seus sogros.

♦ Da mesma forma, não ajuste o seu estilo pessoal para agradar aos outros. A única excepção será se o convidado for um namorado novo. Retire recordações de namorados anteriores até se conhecerem bem.

♦ Saiba distinguir entre cumprir os seus deveres de anfitriã e ultrapassar os limites. Se um convidado diz que não tem fome nem sede, acredite nele.

♦ Se está a servir canapés, tenha 10 a 15 por pessoa para uma festa dc duas horas.

♦ Não seja sovina. Ser a anfitriã perfeita é caro, mas vale a pena pelos elogios que vai receber. Não arruíne um bom jantar servindo um mau vinho ou uma salada sem interesse.

♦ Tradicionalmente, quando planeia quem se senta onde, os casais de namorados sentam-se lado a lado e os casados devem sempre ser separados. Os anfitriões devem sentar-se sempre no topo da mesa. Se possível, coloque cada convidado ao lado de uma pessoa que eles já conheçam.

♦ Não decore a mesa de jantar com flores muito cheirosas (os convidados não conseguirão sentir o cheiro da comida) e corte os escames se tiver lírios – eles são letais.

♦ Em jantares íntimos sente as pessoas mais faladoras ao lado das mais caladas para equilibrar.

♦ Alguns peritos sociais sugerem que deve percorrer a mesa entre pratos. Verifique se isso é necessário. Por vezes isso aborrece as pessoas quando estão a meio de uma conversa interessante.

♦ É simpático dar aos convidados uma colher e um garfo de sobremesa. Coloque-os acima do prato, perpendiculares aos outros talheres.

♦ Os acidentes acontecem – tenha à mão um detergente para limpar carpetes e tapetes e retire rapidamente as manchas. Um pano de pó e uma escova também não são má ideia. E não deixe que isso lhe estrague a festa – os acidentes são a parte negativa de receber em casa.

♦ Se alguém desiste à última hora, preencha o espaço com um amigo de confiança – mas seja honesta quanto à razão por que o convidou. Eles não se importam desde que estejam preparados.

♦ Guarde os contactos das pessoas a quem deve convites e salde a dívida dentro de um ano.

♦ Como anfitriã, deve esperar divertir-se, mas não esteja à espera de se sentar e pôr a conversa em dia com os seus amigos. Terá sorte se conseguir fazer um intervalo de cinco minutos.

♦ Faça um esforço para ficar bonita – se a anfitriã não parece fabulosa, por que razão o pareceriam os seus convidados? Para começar, livre-se do avental!

Republished by Blog Post Promoter

157 Regras gerais - Regras gerais

Regras gerais

Existem regras gerais que elevem ser cumpridas em todos os acontecimentos importantes e dias especiais:

♦ Chegar a horas.

♦ Sentar-se em silêncio durante… os momentos em que deve estar em silêncio.

♦ Não iniciar discussões nem vomitar para o seu chapéu.

♦ Manter os tímidos e os solitários debaixo de olho.

♦ Provavelmente haverá crianças e idosos. Se assim for, não seja paternalista com eles, não os ignore nem aja como se eles fossem surdos: as crianças têm ouvidos que rivalizam com os dos cães e os idosos já viveram muito e experimentaram muito, por isso, mesmo que sejam mesmo surdos, eles reconhecem as expressões faciais.

♦ Apresente as pessoas umas às outras.

♦ Não apareça com companheiros ocasionais.

♦ Só grave ou tire fotografias quando for permitido.

Republished by Blog Post Promoter

Time executed 0 seconds