84 Adeus até qualquer dia... - Adeus, até qualquer dia...

Adeus, até qualquer dia…

Saia de forma positiva, se for possível. Não deve apresentar a demissão e depois andar a cambalear durante o período de aviso de um mês permanentemente ressacada, mal-humorada e sarcástica. Não corra pelo escritório com um vestido de “cheerleader”, a gritar: “Estou livre!” Agradeça ao seu chefe (mesmo que a relação não tenha sido boa) pela sua ajuda e simpatia. Peça para o período de aviso ser reduzido, se achar que é demasiado comprido – a sua cabeça não estará no trabalho e as pessoas já não podem confiar em si. Não encoraje os outros a fazerem o mesmo… pelo menos nessa altura. Espere até estar estabelecida e depois vá buscá-los se acha que lhes pode oferecer mais dinheiro/segurança/felicidade. Reúna o seu pessoal quando todos os outros tiverem saído – não peça os seus contactos de trabalho, leve apenas os seus. Não exiba o seu fabuloso emprego novo, explique apenas que foi uma oportunidade demasiado boa para a deixar escapar e que vai sentir a falta de todos. Mesmo que esteja a mentir, fá-la-á parecer mais em cima e os que ficam para trás sentir-se-ão mais seguros.

Republished by Blog Post Promoter

82 Despedir alguém - Despedir alguém

Despedir alguém

Despedir alguém pode ser tão preocupante como ser-se despedida, se você for uma pessoa boa e sem tendências maquiavélicas. Antes de concordar em ser o carrasco, verifique os factos, conheça a sua posição e verifique que não existe discussão. A pessoa tem de se ir embora.

Se não concorda com o despedimento, recuse-se a fazê-lo. Ofereça-se para dar um aviso oficial ou diga à pessoa para fazer o seu próprio trabalho sujo.

Republished by Blog Post Promoter

79 Pedir um aumento - Pedir aumento de ordenado

Pedir aumento de ordenado

Isto pode ser um pesadelo. Mas não tem de o ser. Os empregadores conhecem o que uma mulher consciente e inteligente como a leitora merece e provavelmente já estavam à espera que lhes batesse à porta há já algum tempo. Entre lá dentro e justifique a sua necessidade de uma revisão de salário, explicando como o trabalho aumentou e está a ser mal paga.

O pior que pode acontecer é o seu patrão dizer “não”, mas concordar em rever a situação novamente daqui a algum tempo. Os patrões sabem que um salário estático diminui lealdade e as horas extraordinárias.

Republished by Blog Post Promoter

81 Ser despedida - Ser despedida

Ser despedida

Ups. “Porquê eu? Sou assim tão horrível?” Não, claro que não, mas seja honesta consigo mesma. Estará a ser pontual? Tem algum problema com a autoridade? Os empregadores têm de dar aos empregados múltiplos avisos antes de os despedirem, por isso, se não teve cuidado, a culpa é sua.

Quando recebe um aviso, deve permanecer calma, ouvir o que o seu chefe tem a dizer, tentar ver o ponto de vista dele e prometer melhorar. Lide com os avisos como uma ida ao terapeuta: eles ajudam-nos a compreender a forma como os outros nos vêem e como podemos ser melhores em consequência disso. Frequentemente estas reuniões são uma solução eficaz para ambas as partes.

Claro que ser-se despedida pode ser aquilo de que precisa – um pontapé firme para a tirar de um emprego sem futuro ou de um trabalho com mau ambiente. Aproveite ao máximo e comece do princípio – pense naquilo que a faria feliz.

No entanto, se acha que foi despedida sem razão, dirija-se diretamente ao departamento dc recursos humanos ou a uma organização para os direitos dos trabalhadores. Alguns chefes têm as suas próprias ambições ou simplesmente não gostam do seu aspeto. Alguns têm até medo que assistentes mais jovens, elegantes, simpáticas subam hierarquicamente e decidam prejudicar a “oposição”’ o mais depressa possível. Isto não é justo. Queixe-se rapidamente c com dignidade. As mulheres mais velhas não são necessariamente calorosas e generosas – algumas são ciumentas e paranóicas. Talvez venha a sentir o mesmo quando pessoas mais jovens tentarem tirar a sua coroa, embora realmente devesse ser suficientemente segura e simpática para isso não acontecer.

Republished by Blog Post Promoter

80 Promoção - Ser promovida

Ser promovida

Parabéns! Você merece… A partir de agora, como se deve comportar? Primeiro, anuncie a todos logo que seja oficial, ou os outros trabalhadores poderão sentir-se excluídos. Não se distancie das pessoas da sua velha equipa (vão acusá-la de ser convencida), embora, dc forma realista, agora tenha menos tempo para conversar. Eles podem estranhar que a sua antiga colega os esteja a comandar. Neste caso, mostre-lhes que também não se sente à vontade e peça sempre educadamente quando precisa que eles façam algo. Não mostre o seu favoritismo. Vai demorar seis meses a ser completamente produtiva num novo posto, por isso, por agora, trabalho é mesmo trabalho. Não se sinta culpada por ter sido promovida enquanto os outros – que talvez já estejam na empresa há mais tempo – ainda têm o mesmo cargo. O posto foi dado à pessoa que era melhor, e essa pessoa era você. Mas não o demonstre. Não se pavoneie pelo escritório. Foi apenas promovida, não ganhou o Prémio Nobel da Paz.

Republished by Blog Post Promoter

83 Realidade da Redundancia - A realidade da redundância

A realidade da redundância

Ser-se chamado excedentário também confere um sentimento horrível e de impotência. Muito bem, você não fez nada de errado, mas a palavra “excedentário” é tão feia – literalmente significa “não serve para nada”. E você tem de pagar a renda, a hipoteca, etc.

Repentinamente, puxam-lhe o tapete debaixo dos pés e tem de começar tudo novamente. O melhor conselho que lhe posso dar é manter a calma e tentar ver para além dos resultados imediatos. A vida continua.

Republished by Blog Post Promoter

Time executed 0 seconds