Usar o telefone devia ser uma tarefa simples — então porque razão não nos enche de terror? A resposta é simples: porque requer que prestemos atenção, que escutemos e que nos dediquemos ativamente ao que estamos, mesmo quando não nos apetece. É bastante comum nestes tempos rápidos e agitados ignorar os telefonemas — por medo de quebrar a rotina das outras pessoas ou porque a conversa pode tornar-se muito longa. No entanto, o telefone não é inimigo daqueles que não têm tempo nem paciência. Devia ser acarinhado como uma forma extremamente pessoal de comunicar, especialmente no que diz respeito às longas distâncias.
Uma boa utilização do telefone é uma capacidade essencial no mundo moderno, quer para responder a um possível encontro, persuadir um cliente ou lidar com uma mãe intrometida. Nunca parta do princípio que a pessoa do outro lado da linha sabe quem você é, por isso prepare-se para se apresentar e explicar a razão do telefonema, fale sempre com clareza e tente não usar o telefone como escudo para as alturas em que deve enfrentar as pessoas cara a cara mas está simplesmente receosa.
Por vezes não faz mal ser um pouco egoísta e telefonar apenas por uma razão: talvez para marcar uma hora para se encontrarem, cancelar um encontro ou dar os parabéns. As conversas telefónicas podem ser divertidas, mas verifique primeiro por e-mail ou quando telefona se é uma hora conveniente para estar algum tempo a conversar.
Não receie terminar a conversa se tem outras coisas a fazer. Experimente dizer que só tem 15 minutos para falar, mas que deseja saber tudo sobre as férias da outra pessoa. Isto estabelece um tema e uma hora limite. As mulheres modernas e ativas preferem marcar limites do que estarem a ouvir lengalengas durante a novela preferida ou aturar longos silencios de alguém que não tem nada a dizer mas que sente que deve permanecer na linha durante uma hora porque ligou no período económico.

99 Faxes da vida - Faxes da vida

Faxes da vida

Lembra-se dos faxes? Ocasionalmente ainda lhe podem pedir para enviar um, por isso verifique sempre como funcionam as máquinas de fax e onde ficam quando se muda para uma nova empresa. Se alguém pede um fax, não diga: “É um e-mail ou nada, seu dinossauro”. Algumas pessoas preferem faxes e as pilhas de papéis que acarretam.

Se possível, quando envia um fax, use papel com cabeçalho já impresso e imprima o número de folhas enviadas e o nome a quem é destinado de forma legível. Os faxes são mais formais que os e-mail ou os memorandos – devem incluir a data, os seus contactos e assinar “atentamente2 (se se conhecem) ou “com afecto” (se já se encontraram algumas vezes). Verifique se recebe a confirmação de envio ou telefone de seguida para se certificar que chegou ao seu destino.

Republished by Blog Post Promoter

95 Como deixar mensagens - Como deixar mensagens

Como deixar mensagens

Muitas pessoas assustam-se com o bip do atendedor de chamadas e desligam automaticamente em vez de deixar uma mensagem intervalada de silêncios e vacilações sobre o que dizer a um amigo ou, pior, a um cliente. Não há necessidade. Lembre-se do seguinte:

♦ Todos soamos de forma estranha em atendedores de chamadas, por isso não se preocupe com o seu tom ou pronúncia.

♦ Ninguém está a analisar o que está a dizer, espera apenas pela mensagem básica.

♦ Seja breve, pois não deseja ser interrompida a meio de uma frase.

♦ Vá direta ao assunto. Se entrar em pânico e não conseguir pensar, diga só o seu nome, a hora a que ligou e o número de telefone.

♦ Se for uma pessoa que conheça bem, não se preocupe em ser formal – fale como se estivesse frente a frente com a pessoa.

♦ Não deixe uma mensagem rude ou pessoal num atendedor de chamadas. Pode haver alguém que a oiça antes da pessoa a quem era destinada a mensagem. Da mesma forma, não diga: “Estou a ligar para saber novidades do teu encontro escaldante”, não vá a mãe da sua amiga entrar e ouvir.

♦ As mensagens por vezes perdem-se ou ficam distorcidas, por isso, se não lhe responderem dentro de 24 horas, telefone novamente. Não vai parecer desesperada.

♦ Não deixe dez mensagens no espaço de uma hora. Dê tempo à pessoa para verificar o atendedor.

♦ Não minta se está a ligar de algum local onde não devesse estar. O seu destinatário pode ouvir um anúncio de comboio ao fundo ou verificar o número de onde ligou.

♦  Deixar mensagem pode ser bom se quiser lembrar alguém de algo mas sem desejar ficar muito tempo ao telefone na conversa. Deixe uma mensagem enquanto a pessoa está a trabalhar, etc.

♦ Pratique deixando mensagens para si própria. Pode afinar o seu discurso e lembrar a si mesma que tem de levar o equipamento da ginástica no dia seguinte.

♦ Enquanto estamos a falar de etiqueta em mensagens, anote sempre as suas próprias mensagens cuidadosamente. Se está ao telefone com alguém e não tem uma caneta à mão, seja franca e peça para lhe telefonarem mais tarde.

Republished by Blog Post Promoter

97 Telemóveis - Telemóveis

Telemóveis

Ter um telemóvel já não é raro nem novo, por isso não há nada para exibir. Lembre-se que você e a sua vida não são o centro do universo, por isso nem todos querem ouvir as suas conversas. Se está num local repleto de gente, vá para o exterior ou para um sítio mais privado, e se tiver de gritar, por exemplo, no comboio, desligue e volte a ligar numa altura mais apropriada. Pode achar que os seus planos para esta noite merecem audiência, mas os pobres e cansados viajantes não.

Da mesma forma, preste atenção ao volume e ao som do seu toque – alguns são muito mais irritantes que outros – e faça um teste com os seus amigos pedindo honestidade se não conseguir perceber o que pode ser ofensivo auditivamente.

Muitas pessoas ficam perturbadas com as regras de atendimento do telemóvel de outras pessoas. Existe uma regra simples. O que faria se estivesse sozinha na casa de outra pessoa e o telefone começasse a tocar? Se acha que não seria capaz de atender, então aplique a mesma lógica. Além disso, se ela estivesse à espera de uma chamada urgente teria levado o telemóvel com ela.

Uma das grandes vantagens do telemóvel é que existe um registo da pessoa que ligou e também mensagens, por isso não há necessidade de ficar preocupada.

Republished by Blog Post Promoter

96 Enviar a mensagem certa - Enviar a mensagem certa

Enviar a mensagem certa

Gravar a sua própria mensagem no atendedor de chamadas é a oportunidade que dá a todos de vislumbrar a sua personalidade. Um breve e profissional “Não estou disponível de momento. Por favor deixe o seu nome e número e eu ligo assim que puder” é sempre educado. Uma mensagem descarada e amigável (Olá, jeitoso! Deixa o teu número e eu ligo se estiver para aí virada) pode divertir os seus amigos na primeira vez que a ouvirem, mas aborrece o seu contabilista. Uma canção pode ser engraçada, mas rapidamente se torna aborrecida e é um desperdício de segundos valiosos na vida ativa de uma mulher moderna. Nunca pragueje, arrote ou faça uma afirmação política. Não deixe o seu endereço nem outros números dc telefone.

Republished by Blog Post Promoter

94 Não fale - Não fale

Não fale

Um telefonema antes ou depois de uma determinada hora pode provocar medo nos corações mais fracos, por isso pense antes de levantar o auscultador…

1. Antes das 8 horas da manhã.

2. Depois das 22 horas.

3. Telefonar para uma casa onde sabe que alguém é doente ou idoso.

4. Telefonar para uma empresa fora das horas de serviço – sentir-se-á frustrada com o atendimento do segurança.

5. Para o telemóvel de alguém que estiver no estrangeiro – apesar de ser você a fazer o telefonema, eles podem ter de pagar uma exorbitância pela taxa de ligação.

Republished by Blog Post Promoter

98 Falemos de texto - Falemos de texto

Falemos de texto

Escrever uma mensagem de texto pode ser rápido, barato e divertido – e uma mensagem pode ser ignorada até estar pronta a responder, que é o melhor de tudo. Regra número um: não se transforme numa viciada das mensagens escritas. É má educação enviar mensagens de texto quando está com outras pessoas. Especialmente num encontro amoroso (exceto se se quiser ver livre do indivíduo). Se recebe uma mensagem, verifique-a imediatamente e, se for urgente, responda. Se for apenas uma mensagem casual e com fofocas, ignore-a até estar sozinha… será uma distracção útil enquanto o seu companheiro vai à casa de banho. Novamente tenha consideração quando tecla furiosamente – isso pode ser irritante em determinados ambientes.

Republished by Blog Post Promoter

Time executed 0 seconds