Categories
Recent Posts

Blog

Nervous woman

Os nervos do primeiro dia

Conhecer tantas pessoas, parecendo, ao mesmo tempo, profissional – e trabalhar com uma nova máquina de fax – pode ser difícil Mas ninguém está à espera de demasiado e não será confrontada com prazos no primeiro dia, por isso passe o tempo a lembrar nomes e locais (é muito importante encontrar a casa de banho e o dispensador de água). Pode ser chamada para uma reunião de saúde e segurança (tente não rir com os 70 vídeos caseiros sobre cair em cima de um cesto de papeis), ou aos recursos humanos para falar de pensões (interessante!), mas, em última análise, tem de se misturar com os seus colegas.

Faça um estudo sobre todos e, se é muito tímida, diga às pessoas que está um pouco nervosa – os mais simpáticos não hesitarão em ajudá-la. Tome o pequeno-almoço e o almoço. Quando fizer chá, ofereça-se para fazer para as pessoas que estão perto de si. Saia quando os outros começarem a dispersar e diga adeus aos que ficam.

Não passe o primeiro dia a falar, a cavaquear, a dar graxa, a conversar apenas com uma pessoa, a enviar e-mails para os seus amigos, a pintar as unhas, a fazer uma longa pausa de almoço ou a pensar que cometeu um erro. As pessoas têm dificuldade em habituar-se a locais novos. Deixe passar uma semana e sentir-se-á quase em casa. Deixará de se sentir tão consciente cada vez que fizer uma pergunta e passa a ter uma vaga ideia do que está ali a fazer.

0