Categories
Recent Posts

Blog

109 Pagar a conta

Pagar a conta

Se convidou amigos para um restaurante da sua escolha, deve assumir a despesa. Se sugeriu um local novo/favorito deve dividir a conta. De forma geral, a conta deve ser dividida em partes iguais. É tão mesquinho e avarento quando dois amigos discutem quem tomou ou não um café. Se está um pouco apertada de dinheiro e bebeu água toda a noite enquanto os seus amigos escolheram champanhe, mencione o assunto educadamente, explique a situação e peça para não pagar a conta das bebidas.

As contas não devem ser divididas consoante a riqueza e a pobreza de cada um – se não pode pagar um jantar num determinado local, sugira outro ou fique em casa. Os bons amigos compreenderão e alterarão o local. Nem deve sentir-se obrigada a pagar a conta de um amigo que resmunga por ganhar pouco, mesmo que você tenha acabado de ser aumentada. Se o fizer é porque é generosa, mas não deve sentir nenhuma pressão.

Se tem um amigo “sovina” que regularmente paga menos do que devia, não receie anunciar à mesa que não há dinheiro suficiente. Lembre todas as pessoas que terão de pôr algum dinheiro extra para a gorjeta e dar ao avaro uma desculpa para dar mais dinheiro. Alguns verdadeiros “sovinas” ignoram o seu pedido e permanecem à distância enquanto você pede o dinheiro, mas pelo menos tentou.

Regras para as gorjetas:

♦ 0% se a sua comida estava fria, atrasada, errada e o pessoal foi mal educado;

♦ 10% para um serviço razoável;

♦ 15% para um bom serviço;

♦ 20% para comida excelente, bons conselhos, instalações e serviço.

Depois de pagar a conta, não fique lá como se fosse proprietária da mesa. Um restaurante é um negócio. Se deseja permanecer sentada deve continuar a pedir bebidas ou outras coisas. Deve ter pelo menos 30 a 45 minutos por cada rodada de bebidas que pedir.

0