Categories
Recent Posts

Blog

39 Grupos de amigos

Quanto tempo devia passar com os seus amigos?

À medida que a sua vida se desenvolve, terá de fazer escolhas. Já não tem 15 anos, nem fins-de-semana sem nada para fazer em que passeia pela cidade e namorisca rapazes no McDonalds. Agora os sábados são passados a recuperar o sono perdido, a lavar a roupa e a fazer telefonemas. A sua carreira e a sua relação amorosa têm primazia e, nas poucas horas em que não está a pensar nelas, é bom calçar uns chinelos, comprar uma boa caixa de chocolates e ver um bom DVD. Então, que tempo sobra para ver os seus amigos?

Bem, as boas notícias são que os bons amigos serão sempre bons amigos e pode passar semanas e até meses (por vezes anos) sem os ver. O melhor a fazer é certificar-se de que o tempo em que os vê é bem empregue. Não se sinta obrigada a comparecer no bar onde o seu amigo vai com os colegas todas as quintas-feiras – já sabe que não terá um minuto de sossego com ele e sentir-se-á mal por ter ido. Às vezes menos pode significar mais Admitam que têm as semanas lotadas, por isso estabeleça uma data no futuro e façam alguma coisa especial que todos possam apreciar – marquem um restaurante fabuloso ou façam um passeio de um dia juntos.

Há alguns amigos que verá com mais frequência. Não é porque goste mais deles que dos outros, mas talvez vivam mais perto, tenham mais flexibilidade de tempo ou se esforcem mais. Se trabalharem em campos semelhantes, encontrem-se para um justificado almoço de trabalho. Se ambas se mudaram, mas os vossos pais ainda vivem na mesma aldeia, combinem uma forma de os visitarem no mesmo fim-de-semana.

Se sente que uma amiga precisa de a ver mais vezes por alguma razão, arranje algumas horas. Não vai fazer mal faltar ao ginásio ou à sua noite de trabalho uma vez. Pode gostar de se deitar cedo, mas algumas saídas com um amigo verdadeiro não trarão muitos danos.

No entanto, se não vê as pessoas tantas vezes como deseja, não se deixe sentir culpada. Você está ocupada. Você é popular. Você é profissional. Desde que esteja lá quando elas precisam – e se mantenha em contacto com e-mails e telefonemas regulares – está a sair-se bem. Quando um amigo reclama muito por não a ver, em breve vai tornar-se chato e você desejará vê-lo ainda menos. Seja franca com as suas restrições de tempo e talvez ela compreenda. Mas não se esqueça da data do seu aniversário.

0