Categories
Recent Posts

Blog

Reclamar

Reclamações

Ninguém deve ter de acurar um mau serviço ou bens de má qualidade, mas pode ser embaraçoso queixar-se em público se não sabe como fazê-lo adequadamente. O mais importante é certificar-se de que a sua reclamação é justificada. Se estiver ébria não faça uma cena – talvez deva escrever uma carta no dia seguinte citando o seu caso quando já estiver sóbria. Se estiver com outras pessoas, peça-lhes a opinião antes de exigir o despedimento do empregado de mesa. Seja justa, calma e tranquila.

1. Pense naquilo que vai dizer antes de abrir a boca.

2. Fale educadamente – dê sempre às pessoas a oportunidade de se desculparem.

3. Evite tornar-se muito pessoal – só vai enfraquecer os seus argumentos. Cinja-se ao assunto em questão. Comentários grosseiros são inaceitáveis.

4. Pense na compensação que deseja. O que pode compensar o seu jantar frio ou o péssimo voo? Sugira opções pacíficas: vouchers, bebidas gratuitas, uma carta do gerente, etc. Depois negoceie. Seja razoável, mas não aceite nada irrisório ou isso persegui-la-á indefinidamente.

5. Quando escrever uma carta de reclamação ou fizer um telefonema, vá até ao pormenor. Peça ao rececionista ou administrador o nome completo e título exato do gerente. E não exija resultados imediatos – deixe passar pelo menos 28 dias para obter uma resposta.

0