Existem poucos prazeres na vida melhores do que acolher os amigos e as pessoas amadas em nossa casa e anunciar que “mi casa es su casa”. É tão divertido mostrar a sua generosidade, dons culinários e a decoração. Mas são necessárias mais do que algumas garrafas de vinho para que as pessoas se sintam à vontade em sua casa.

124 Convidados indesejados - Convidados indesejados

Convidados indesejados

É excelente pôr as novidades em dia com o grupo – mas nos seus termos… Se os amigos aparecem à sua porta quando não está com vontade de os entreter, livre-se deles rapidamente. É melhor contar algumas mentirinhas do que arruinar a sua reputação de boa anfitriã para sempre.

Se, realmente, não for conveniente, diga-lhes – mas insista em marcar uma data para se encontrarem. Se não pode mesmo ser perturbada, finja:

a) Ter uma doença contagiosa (espirros, tosse, diarreia)

b) Vai sair agora (quando os vê a subir as escadas ou através do óculo da porta, agarre no casaco, nas chaves e pareça uma pessoa que está com pressa)

c) Convide-os para entrar mas não siga as regras de ouro acima indicadas. Eles sentir-se-ão indesejados e sairão (exceto se forem burros e nesse caso mude para os planos a) ou b).)

Republished by Blog Post Promoter

146 Armadilha dos pais - A armadilha dos pais

A armadilha dos pais

Ser-se convidado de um membro da família devia ser fácil. Já os conhece, têm raízes em comum e você sabe o que os pode irritar. Mas a familiaridade pode trazer desprezo. Porque se conhecem tão bem, a etiqueta social deixa de existir. Quando estou em casa dos meus pais, volto a ter 13 anos. Discuto com os meus irmãos e ponho música em altos berros enquanto eles abanam a cabeça em desaprovação.

 

Por vezes, regressar ao que se era é o melhor com os seus pais – todos sabemos o chão que pisamos. Basta minimizar o stress oferecendo uma ajuda em casa, comprando um presente de agradecimento e pedindo as suas opiniões – três coisas que provavelmente nunca fez quando morava lá.

Ficar com outros membros da família não será tão difícil. (Porque será que apenas as mães e pais conseguem frustrar-nos e atormentar-nos desta forma?) Mas não espere que o seu companheiro fique tão animado com uma visita ao clã como você – especialmente uma visita que dure mais de três horas. As famílias já são suficientemente estranhas quando se pertence a uma – e tornam-se ainda piores quando se é um forasteiro.

Republished by Blog Post Promoter

133 Cozinhar - Não sei cozinhar, não quero cozinhar… tenho de cozinhar

Não sei cozinhar, não quero cozinhar… tenho de cozinhar

Algumas pessoas são fantásticas na cozinha e procuram inventar pratos para os seus convidados. Mas a maioria de nós precisa de uma tarde e de um bom livro de receitas para preparar até as refeições mais básicas. Então, como pode evitar envenenar os amigos e família?

1. Não seja demasiado ambiciosa. Um simples spaghetti à bolonhesa bem confecionado é quase sempre melhor que um pato com laranja mal confeccionado.

2. Pratique com alguém que não precisa de impressionar – o seu namorado/marido/colega de apartamento não se importa desde que seja alimentado.

3. Escolha um prato que possa ser facilmente preparado e colocado no frigorífico/congelador na noite anterior – sopa caseira ou profiteroles e molho de chocolate, por exemplo.

4. Faça batota. Se a ideia de confecionar três pratos, realmente a aterroriza, vá ao supermercado local. Alguns pratos já preparados são saborosos, simples e normalmente mais baratos do que fazê-los em casa. Ornamente-os com extras: ervas frescas, molhos ou queijo ralado.

5. Apresente alimentos não cozinhados: queijo e tostas, salada de tomate e mozarela, frutos frescos e natas, etc.

6. Faça a lista dos ingredientes antes de ir às compras – não quer esquecer-se de nada na confusão – e compre em maior quantidade que aquela que necessita.

7. Todos precisam de um plano de apoio: tenha alguns menus de comida rápida em casa.

8. Se não está habituada a dar grandes jantares, não convide mais de seis pessoas nas primeiras ocasiões.

9. Sirva aperitivos, para o caso de o jantar demorar um pouco mais do que planeava – convidados a desmaiar é muito irritante. Mas deve pensar nas horas. Dê 30 minutos para comer a entrada e sirva o prato principal uma hora depois de colocar o primeiro prato na mesa. Pode depois servir a sobremesa quando entender.

10. Não fique embriagada até o prato principal estar servido. Depois beba um copo de vinho e elogie-se a si mesma por ter ousado ser anfitriã dc uma tal noite – mesmo que as cenouras estejam desfeitas e a “Pavlova” ainda não tenha descongelado.

Republished by Blog Post Promoter

125 Convidados que abusam - Convidados que abusam da hospitalidade

Convidados que abusam da hospitalidade

É divertido ser-se sociável, mas mesmo a mais altruísta das deusas domésticas aprecia algum descanso de vez em quando. Os amigos que insistem em ficar são um pesadelo. Por quanto tempo devem eles permanecer em nossa casa?

Se convida pessoas para jantar, é perfeitamente aceitável oferecer uma última rodada dc cafés às 23 horas num dia de semana e à meia-noite ao fim-de-semana. Claro que, se a conversa ainda está animada e se sente acordada, encoraje os seus amigos a ficar enquanto eles quiserem. Se está a bocejar desde a meia-noite mas os seus convidados ainda estão animados às 2 horas da manhã, vista o pijama ou dedique-se à sua higiene noturna.

Se convidou as pessoas para passar a noite, certifique-se de que tem um bom pequeno-almoço para elas – e alguns jornais também seria bom. Não as acorde, exceto se precisar de ir a algum lado urgentemente ou se já passar do meio-dia. Quando elas acordarem, mostre-lhes como funciona o chuveiro, etc, depois prepare o café, as torradas e outras delícias. Os convidados educados sairão pouco depois.

Se os seus convidados não mostram sinais de se mexer, deixe dicas sobre o dia ocupado que tem pela frente. Se eles continuarem sentados preguiçosamente no sofá à tarde, peça-lhes para saírem. Não tem de ser indelicada – de facto, pode lamentar-se de não poder ficar sentada a conversar o dia todo porque a roupa não se lava sozinha.

Se as pessoas pedem para ficar durante algum tempo, estabeleça uma data e faça-as cumprir. E lembre-se de que pode sempre recusar – a sua casa é o seu santuário. Estabeleça regras logo que as pessoas chegam, arranje chaves sobressalentes para que não tenham de andar sempre uns atrás dos outros e aceite ofertas razoáveis de ajuda financeira ou doméstica. Isso fará com que ambos tenham pouco de que se ressentir quando começar a arrepender-se de ter uma porta sempre aberta. Sem nos apercebermos, ter pessoas em casa – mesmo familiares – põe-nos sob muita pressão, por isso não se sinta mal por dizer que não lhe convém. E lembre-se, a sua família é só sua. O seu companheiro não estará tão pronto a partilhar a casa com a sua irmã como a leitora.

Republished by Blog Post Promoter

129 O dia do jantar - O dia do jantar

O dia do jantar

Pode pensar que uma super-noite se resume a comida, mas existem outras coisas a ter cm consideração quando se planeia a noite perfeita:

♦ Verifique se tem guardanapos limpos, toalha de mesa e talheres. Retire-os no dia anterior e certifique-se. Isto dar-lhe-á tempo suficiente para retificar algum problema.

♦ Limpe o pó das divisões em que vai receber as pessoas e pulverize fragrâncias aromáticas pela casa.

♦ Guarde as coisas que não quer que sejam vistas no seu quarto – a única divisão em que nenhum convidado deve entrar.

♦ Planeie o local onde vai colocar os casacos dos visitantes. Se não possui um bengaleiro nem um armário para o efeito, limpe a cama num dos quartos e coloque-os aí.

♦ Delineie um mapa de onde as pessoas se vão sentar, se achar que ajuda.

♦ Investigue o armário das bebidas – nunca deve confiar que os convidados tragam vinho ou partir do princípio que as pessoas não bebem muito. As pessoas decentes trarão duas
garrafas decentes, mas tenha sempre algumas de reserva. Verifique também se os licores para depois do jantar não passaram o prazo de validade. Lembre-se do limão, lima, gelo, palhas, entre outras coisas.

♦ As decorações na mesa podem dar o toque final a uma noite perfeita. Pense em velas, flores, brilho e, numa ocasião muito especial, pequenos presentes.

♦ A música deve ser escolhida cuidadosamente. Depois de ter feito a sua seleção, coloque os CD ao lado da aparelhagem para não se esquecer de os usar.

♦ Diversão? Invista numa selecção dc jogos de mesa e talvez uma máquina de karaoke para aquelas noites dc animação espontânea.

♦ A sua roupa deve ser escolhida antes de começar a cozinhar, para que possa preparar a comida e depois tomar um duche rápido, vestir-se e arranjar-se uma hora antes de todos chegarem… e parecer tão calma como a Gwyneth Paltrow.

♦ Se vai deixar as pessoas fumar, planeie onde e como. Encha-se de velas com cheiros e de cinzeiros ou coloque algumas cadeiras lá fora para os fumadores.

♦ Deve ter sempre uma cama com lençóis lavados, para o caso de um dos visitantes adoecer.

♦ Lembre-se, se alguém aceita um convite para ir a sua casa, essa pessoa deve ser recompensada passando um tempo fantástico. Okay, foi você que cozinhou e limpou, mas eles tiveram fé em si e fizeram a viagem.

Republished by Blog Post Promoter

135 Aborrecer - Se os seus convidados a estão a aborrecer…

Se os seus convidados a estão a aborrecer…

♦ Ponha os bêbedos a dormir ou chame um táxi para os levar a casa – eles não se lembrarão das palavras severas que lhes disse e provavelmente telefonarão na manhã seguinte para se desculparem.

♦ Sorria aos convidados que apareceram sem trazer nada e agradeça ao Senhor por você não ser tão ingrata – mas não lhes diga nada.

♦ Quando dois convidados começam a discutir, neutralize a situação oferecendo outra rodada de bebidas ou sugerindo que todos mudem para outra sala, depois sente-se entre os dois e mude de assunto.

♦ Convidados que chegam tarde são aborrecidos, quando preparou comida – não espere pelos atrasados até ter o jantar arruinado. As pessoas educadas telefonam e informam a que horas devem chegar e também compreendem se começar o jantar sem elas.

♦ Quase tão mau, são os convidados que chegam demasiado cedo – sente-os com o telecomando na mão e alguns aperitivos enquanto continua a preparar o jantar ou aceite a sua oferta de ajuda, se eles não a empatarem.

Republished by Blog Post Promoter

Time executed 0 seconds