Existem poucos prazeres na vida melhores do que acolher os amigos e as pessoas amadas em nossa casa e anunciar que “mi casa es su casa”. É tão divertido mostrar a sua generosidade, dons culinários e a decoração. Mas são necessárias mais do que algumas garrafas de vinho para que as pessoas se sintam à vontade em sua casa.

Segredos de sucesso - Segredos de sucesso

Segredos de sucesso

♦ Na noite antes da festa pense em quem quer apresentar, quem se daria bem ou não, etc.

♦ Lembre-se de comer alguma coisa antes da festa começar – bebida, stress e negócios podem ser perigosos.

♦ Se está nervosa com o início da festa, peça às suas amigas mais intimas para chegarem mais cedo trazendo os sapatos de dança.

♦ Dê uma boa impressão a partir do momento em que os convidados chegam. Salpique pétalas e coloque velas pela casa de banho e jardim (se estiver bom tempo) e luzes fracas para comerem à luz das velas. Almofadas e cortinas espalhadas também podem ser relaxantes.

♦ Não permita que os convidados critiquem o seu gosto na decoração. Eles não deviam ser tão indelicados – e isso inclui os seus pais e os seus sogros.

♦ Da mesma forma, não ajuste o seu estilo pessoal para agradar aos outros. A única excepção será se o convidado for um namorado novo. Retire recordações de namorados anteriores até se conhecerem bem.

♦ Saiba distinguir entre cumprir os seus deveres de anfitriã e ultrapassar os limites. Se um convidado diz que não tem fome nem sede, acredite nele.

♦ Se está a servir canapés, tenha 10 a 15 por pessoa para uma festa dc duas horas.

♦ Não seja sovina. Ser a anfitriã perfeita é caro, mas vale a pena pelos elogios que vai receber. Não arruíne um bom jantar servindo um mau vinho ou uma salada sem interesse.

♦ Tradicionalmente, quando planeia quem se senta onde, os casais de namorados sentam-se lado a lado e os casados devem sempre ser separados. Os anfitriões devem sentar-se sempre no topo da mesa. Se possível, coloque cada convidado ao lado de uma pessoa que eles já conheçam.

♦ Não decore a mesa de jantar com flores muito cheirosas (os convidados não conseguirão sentir o cheiro da comida) e corte os escames se tiver lírios – eles são letais.

♦ Em jantares íntimos sente as pessoas mais faladoras ao lado das mais caladas para equilibrar.

♦ Alguns peritos sociais sugerem que deve percorrer a mesa entre pratos. Verifique se isso é necessário. Por vezes isso aborrece as pessoas quando estão a meio de uma conversa interessante.

♦ É simpático dar aos convidados uma colher e um garfo de sobremesa. Coloque-os acima do prato, perpendiculares aos outros talheres.

♦ Os acidentes acontecem – tenha à mão um detergente para limpar carpetes e tapetes e retire rapidamente as manchas. Um pano de pó e uma escova também não são má ideia. E não deixe que isso lhe estrague a festa – os acidentes são a parte negativa de receber em casa.

♦ Se alguém desiste à última hora, preencha o espaço com um amigo de confiança – mas seja honesta quanto à razão por que o convidou. Eles não se importam desde que estejam preparados.

♦ Guarde os contactos das pessoas a quem deve convites e salde a dívida dentro de um ano.

♦ Como anfitriã, deve esperar divertir-se, mas não esteja à espera de se sentar e pôr a conversa em dia com os seus amigos. Terá sorte se conseguir fazer um intervalo de cinco minutos.

♦ Faça um esforço para ficar bonita – se a anfitriã não parece fabulosa, por que razão o pareceriam os seus convidados? Para começar, livre-se do avental!

Republished by Blog Post Promoter

129 O dia do jantar - O dia do jantar

O dia do jantar

Pode pensar que uma super-noite se resume a comida, mas existem outras coisas a ter cm consideração quando se planeia a noite perfeita:

♦ Verifique se tem guardanapos limpos, toalha de mesa e talheres. Retire-os no dia anterior e certifique-se. Isto dar-lhe-á tempo suficiente para retificar algum problema.

♦ Limpe o pó das divisões em que vai receber as pessoas e pulverize fragrâncias aromáticas pela casa.

♦ Guarde as coisas que não quer que sejam vistas no seu quarto – a única divisão em que nenhum convidado deve entrar.

♦ Planeie o local onde vai colocar os casacos dos visitantes. Se não possui um bengaleiro nem um armário para o efeito, limpe a cama num dos quartos e coloque-os aí.

♦ Delineie um mapa de onde as pessoas se vão sentar, se achar que ajuda.

♦ Investigue o armário das bebidas – nunca deve confiar que os convidados tragam vinho ou partir do princípio que as pessoas não bebem muito. As pessoas decentes trarão duas
garrafas decentes, mas tenha sempre algumas de reserva. Verifique também se os licores para depois do jantar não passaram o prazo de validade. Lembre-se do limão, lima, gelo, palhas, entre outras coisas.

♦ As decorações na mesa podem dar o toque final a uma noite perfeita. Pense em velas, flores, brilho e, numa ocasião muito especial, pequenos presentes.

♦ A música deve ser escolhida cuidadosamente. Depois de ter feito a sua seleção, coloque os CD ao lado da aparelhagem para não se esquecer de os usar.

♦ Diversão? Invista numa selecção dc jogos de mesa e talvez uma máquina de karaoke para aquelas noites dc animação espontânea.

♦ A sua roupa deve ser escolhida antes de começar a cozinhar, para que possa preparar a comida e depois tomar um duche rápido, vestir-se e arranjar-se uma hora antes de todos chegarem… e parecer tão calma como a Gwyneth Paltrow.

♦ Se vai deixar as pessoas fumar, planeie onde e como. Encha-se de velas com cheiros e de cinzeiros ou coloque algumas cadeiras lá fora para os fumadores.

♦ Deve ter sempre uma cama com lençóis lavados, para o caso de um dos visitantes adoecer.

♦ Lembre-se, se alguém aceita um convite para ir a sua casa, essa pessoa deve ser recompensada passando um tempo fantástico. Okay, foi você que cozinhou e limpou, mas eles tiveram fé em si e fizeram a viagem.

Republished by Blog Post Promoter

123 Mau convidado - Um convidado que vai demasiado longe

Um convidado que vai demasiado longe

A sua hospitalidade não se deve estender a telefonemas de longa distância, à pilhagem do seu armário de bebidas, à presença de substâncias ilegais em sua casa, a estranhos vagueando pela casa a meio da noite ou a favores sexuais. Geralmente os convidados devem sentir-se cm casa mas não agir como se estivessem na casa deles. É tudo uma questão de respeito.

Republished by Blog Post Promoter

121 Anfitriã - Como ser uma boa anfitriã

Como ser uma boa anfitriã

As regras de ouro da hospitalidade são fáceis de lembrar e devem entrar em vigor logo que alguém (que você quer que a visite) passa a sua soleira.

1- Leve os casacos/chapéus-de-chuva/malas para que a pessoa se possa sentar confortavelmente. Especialmente se esteve a chover ou a nevar.

2. Ofereça uma bebida quente ou fria (mesmo que só tenha água ou café) nos 15 minutos após a sua chegada. Já estive em casa de amigos por mais de duas horas antes de ter de pedir algo para extinguir a sede… Isso é muito mau.

3. Mantenha a sua casa a uma temperatura agradável – não a diminua nem a ligue no máximo para que os visitantes transpirem como homens gordos uma sauna.

4. Não desapareça quando os convidados chegam. Mesmo que esteja a meio da sua telenovela preferida ou desesperada para ir à casa de banho, pelo menos faça-os sentar e pergunte como estão.

5. Mostre o mínimo de fotografias e de vídeos caseiros. Quando as pessoas afirmam que não se importam de ver doze álbuns de fotografias sobre as suas férias recentes, elas estão a mentir. Quando mostrar fotografias, selecione-as primeiro e não conte uma história sobre cada uma. Ninguém as acha tão interessantes como você.

6. Se os convidados ficarem mais de uma hora, ofereça-lhes algo para comer. Mas, se não os convidou para uma refeição, não vá a cidade. Mantenha uma provisão de bolachas para estas emergências (se conseguir resistir-lhes.)

7. Se os visitantes fumam, forneça-lhes um cinzeiro. Ou, caso se trate uma casa onde não se fuma, mostre-lhes o caminho para o jardim e ofereça-lhes uma cadeira ou um chapéu-de-chuva se estiver a chover.

8. Tenha sempre muitas toalhas lavadas, papel higiénico e um cesto de papéis na casa de banho. Certifique-se de que a fechadura funciona. As portas transparentes não são uma boa ideia… tornam as necessidades fisiológicas muito difíceis.

9. Tente não estar de pijama (ou nua) depois das 11 horas da manhã – podem aparecer visitas inesperadas. E tenha sempre a casa minimamente limpa – nada de ténis sujos na cozinha, etc.

10. Não obrigue os visitantes a competir com a televisão. Se há um programa que gostaria de ver, ligue o vídeo, grave-o e desligue a televisão.

Estas regras devem ser aplicadas à risca – qualquer coisa a menos seria considerado grosseiro e indelicado. Mais valia ter um cartaz à porta a dizer: “Visitantes mantenham-se longe”. Deseja viver uma existência solitária e sem amigos? Com um pouco de cuidado e atenção, os seus amigos devem sentir-se verdadeiramente cm casa.

Truques simpáticos para acrescentar ao seu repertório de anfitriã:

♦ Mantenha uma provisão de ambientadores de ar e velas com cheiro. Pode mesmo comprar maravilhosos pulverizadores de interior que cheiram a pão acabado de fazer, café ou canela com laranja para tornar a sua casa deliciosa.

♦ Compre flores todas as semanas se as puder pagar – um presente para si e para os seus convidados.

♦ Encha a casa de banho com sabonetes, perfumes e creme para as mãos (e uma provisão das revistas mais atuais).

♦ Tenha sempre uma garrafa de vinho branco no frigorífico e um bom vinho tinto. Lembre-se de ter gelo e limão à mão.

♦ Algumas pessoas não bebem cafeína, por isso convém ter uma seleção de chás de ervas e de descafeinados e águas com gás na cozinha.

♦ Mesmo que os visitantes insistam em dizer que não têm fome, deixe um recipiente de chocolates/nozes/frutos na mesa.

♦ Mostre-lhes quão feliz está de os ver – abrace-os e agradeça-lhes a visita.

Republished by Blog Post Promoter

130 Má anfitriã - Má anfitriã

Má anfitriã

Uma anfitriã moderna deve sempre:

♦ Apresentar os seus convidados mesmo que pense que eles já se conhecem.

♦ Aceitar a oferta de ajuda na cozinha se suspeitar que uma amiga deseja conversar (ou que quer fugir do horrível irmão do namorado).

♦ Manter os copos cheios.

♦ Dar ao co-anfitrião (se existir um) uma lista razoável de preocupações.

♦ Ter a bolsa de maquilhagem na casa dc banho para retocar quando ficar tudo borrado.

♦ Oferecer o vinho e os chocolates que um convidado tiver trazido (exceto se forem de má qualidade e for óbvio que a pessoa estava à procura de uma noite barata).

♦ Não levantar problemas por causa da arrumação (mesmo que tenha de lavar e secar a loiça antes de ir para a cama, diga aos convidados que não se preocupem porque você só tratará disso na manhã seguinte).

♦ Não se sentir aborrecida por ter de fazer a arrumação – mesmo quando os convidados se oferecem para ajudar, eles podem sentir-se injuriados se realmente lhes der uma toalha para limpar a loiça.

Republished by Blog Post Promoter

135 Aborrecer - Se os seus convidados a estão a aborrecer…

Se os seus convidados a estão a aborrecer…

♦ Ponha os bêbedos a dormir ou chame um táxi para os levar a casa – eles não se lembrarão das palavras severas que lhes disse e provavelmente telefonarão na manhã seguinte para se desculparem.

♦ Sorria aos convidados que apareceram sem trazer nada e agradeça ao Senhor por você não ser tão ingrata – mas não lhes diga nada.

♦ Quando dois convidados começam a discutir, neutralize a situação oferecendo outra rodada de bebidas ou sugerindo que todos mudem para outra sala, depois sente-se entre os dois e mude de assunto.

♦ Convidados que chegam tarde são aborrecidos, quando preparou comida – não espere pelos atrasados até ter o jantar arruinado. As pessoas educadas telefonam e informam a que horas devem chegar e também compreendem se começar o jantar sem elas.

♦ Quase tão mau, são os convidados que chegam demasiado cedo – sente-os com o telecomando na mão e alguns aperitivos enquanto continua a preparar o jantar ou aceite a sua oferta de ajuda, se eles não a empatarem.

Republished by Blog Post Promoter

Time executed 0 seconds