Existem poucos prazeres na vida melhores do que acolher os amigos e as pessoas amadas em nossa casa e anunciar que “mi casa es su casa”. É tão divertido mostrar a sua generosidade, dons culinários e a decoração. Mas são necessárias mais do que algumas garrafas de vinho para que as pessoas se sintam à vontade em sua casa.

135 Aborrecer - Se os seus convidados a estão a aborrecer…

Se os seus convidados a estão a aborrecer…

♦ Ponha os bêbedos a dormir ou chame um táxi para os levar a casa – eles não se lembrarão das palavras severas que lhes disse e provavelmente telefonarão na manhã seguinte para se desculparem.

♦ Sorria aos convidados que apareceram sem trazer nada e agradeça ao Senhor por você não ser tão ingrata – mas não lhes diga nada.

♦ Quando dois convidados começam a discutir, neutralize a situação oferecendo outra rodada de bebidas ou sugerindo que todos mudem para outra sala, depois sente-se entre os dois e mude de assunto.

♦ Convidados que chegam tarde são aborrecidos, quando preparou comida – não espere pelos atrasados até ter o jantar arruinado. As pessoas educadas telefonam e informam a que horas devem chegar e também compreendem se começar o jantar sem elas.

♦ Quase tão mau, são os convidados que chegam demasiado cedo – sente-os com o telecomando na mão e alguns aperitivos enquanto continua a preparar o jantar ou aceite a sua oferta de ajuda, se eles não a empatarem.

Republished by Blog Post Promoter

125 Convidados que abusam - Convidados que abusam da hospitalidade

Convidados que abusam da hospitalidade

É divertido ser-se sociável, mas mesmo a mais altruísta das deusas domésticas aprecia algum descanso de vez em quando. Os amigos que insistem em ficar são um pesadelo. Por quanto tempo devem eles permanecer em nossa casa?

Se convida pessoas para jantar, é perfeitamente aceitável oferecer uma última rodada dc cafés às 23 horas num dia de semana e à meia-noite ao fim-de-semana. Claro que, se a conversa ainda está animada e se sente acordada, encoraje os seus amigos a ficar enquanto eles quiserem. Se está a bocejar desde a meia-noite mas os seus convidados ainda estão animados às 2 horas da manhã, vista o pijama ou dedique-se à sua higiene noturna.

Se convidou as pessoas para passar a noite, certifique-se de que tem um bom pequeno-almoço para elas – e alguns jornais também seria bom. Não as acorde, exceto se precisar de ir a algum lado urgentemente ou se já passar do meio-dia. Quando elas acordarem, mostre-lhes como funciona o chuveiro, etc, depois prepare o café, as torradas e outras delícias. Os convidados educados sairão pouco depois.

Se os seus convidados não mostram sinais de se mexer, deixe dicas sobre o dia ocupado que tem pela frente. Se eles continuarem sentados preguiçosamente no sofá à tarde, peça-lhes para saírem. Não tem de ser indelicada – de facto, pode lamentar-se de não poder ficar sentada a conversar o dia todo porque a roupa não se lava sozinha.

Se as pessoas pedem para ficar durante algum tempo, estabeleça uma data e faça-as cumprir. E lembre-se de que pode sempre recusar – a sua casa é o seu santuário. Estabeleça regras logo que as pessoas chegam, arranje chaves sobressalentes para que não tenham de andar sempre uns atrás dos outros e aceite ofertas razoáveis de ajuda financeira ou doméstica. Isso fará com que ambos tenham pouco de que se ressentir quando começar a arrepender-se de ter uma porta sempre aberta. Sem nos apercebermos, ter pessoas em casa – mesmo familiares – põe-nos sob muita pressão, por isso não se sinta mal por dizer que não lhe convém. E lembre-se, a sua família é só sua. O seu companheiro não estará tão pronto a partilhar a casa com a sua irmã como a leitora.

Republished by Blog Post Promoter

128 Lista - Lista de convidados

Lista de convidados

Quando se é anfitriã de uma noite íntima, é importante fazer uma lista de convidados cuidadosa para que todos se sintam bem. Se dois amigos tiveram um discussão seria não os convide para a mesma noite – estará demasiado ocupada para fazer de pacificadora. Além disso, pense como se divertirá mais: tente, talvez, equilibrar dois colegas mais enfadonhos que terá de entreter com velhos amigos divertidos que sabe que são sociáveis e animados – eles retirarão a pressão de cima de si. Outras sugestões:

♦ Se gosta de uma noite descontraída, convide só as pessoas que conhece bem.

♦ Evite convidar três casais que se conhecem bem e depois duas outras pessoas – o novo par sentir-se-á posto de parte e aborrecido até às lágrimas pelas histórias do seu grupo. No entanto, tenha fé nos seus colegas.

♦ Nunca entre excessivamente em pânico por sentar um fascista (conhece algum?) ao lado dc um socialista – pode ser uma noite interessante.

♦ Avise os outros convidados se existirem assuntos que eles não devem mencionar, isto é, alguém enviuvou, divorciou-se ou perdeu um filho recentemente.

Republished by Blog Post Promoter

121 Anfitriã - Como ser uma boa anfitriã

Como ser uma boa anfitriã

As regras de ouro da hospitalidade são fáceis de lembrar e devem entrar em vigor logo que alguém (que você quer que a visite) passa a sua soleira.

1- Leve os casacos/chapéus-de-chuva/malas para que a pessoa se possa sentar confortavelmente. Especialmente se esteve a chover ou a nevar.

2. Ofereça uma bebida quente ou fria (mesmo que só tenha água ou café) nos 15 minutos após a sua chegada. Já estive em casa de amigos por mais de duas horas antes de ter de pedir algo para extinguir a sede… Isso é muito mau.

3. Mantenha a sua casa a uma temperatura agradável – não a diminua nem a ligue no máximo para que os visitantes transpirem como homens gordos uma sauna.

4. Não desapareça quando os convidados chegam. Mesmo que esteja a meio da sua telenovela preferida ou desesperada para ir à casa de banho, pelo menos faça-os sentar e pergunte como estão.

5. Mostre o mínimo de fotografias e de vídeos caseiros. Quando as pessoas afirmam que não se importam de ver doze álbuns de fotografias sobre as suas férias recentes, elas estão a mentir. Quando mostrar fotografias, selecione-as primeiro e não conte uma história sobre cada uma. Ninguém as acha tão interessantes como você.

6. Se os convidados ficarem mais de uma hora, ofereça-lhes algo para comer. Mas, se não os convidou para uma refeição, não vá a cidade. Mantenha uma provisão de bolachas para estas emergências (se conseguir resistir-lhes.)

7. Se os visitantes fumam, forneça-lhes um cinzeiro. Ou, caso se trate uma casa onde não se fuma, mostre-lhes o caminho para o jardim e ofereça-lhes uma cadeira ou um chapéu-de-chuva se estiver a chover.

8. Tenha sempre muitas toalhas lavadas, papel higiénico e um cesto de papéis na casa de banho. Certifique-se de que a fechadura funciona. As portas transparentes não são uma boa ideia… tornam as necessidades fisiológicas muito difíceis.

9. Tente não estar de pijama (ou nua) depois das 11 horas da manhã – podem aparecer visitas inesperadas. E tenha sempre a casa minimamente limpa – nada de ténis sujos na cozinha, etc.

10. Não obrigue os visitantes a competir com a televisão. Se há um programa que gostaria de ver, ligue o vídeo, grave-o e desligue a televisão.

Estas regras devem ser aplicadas à risca – qualquer coisa a menos seria considerado grosseiro e indelicado. Mais valia ter um cartaz à porta a dizer: “Visitantes mantenham-se longe”. Deseja viver uma existência solitária e sem amigos? Com um pouco de cuidado e atenção, os seus amigos devem sentir-se verdadeiramente cm casa.

Truques simpáticos para acrescentar ao seu repertório de anfitriã:

♦ Mantenha uma provisão de ambientadores de ar e velas com cheiro. Pode mesmo comprar maravilhosos pulverizadores de interior que cheiram a pão acabado de fazer, café ou canela com laranja para tornar a sua casa deliciosa.

♦ Compre flores todas as semanas se as puder pagar – um presente para si e para os seus convidados.

♦ Encha a casa de banho com sabonetes, perfumes e creme para as mãos (e uma provisão das revistas mais atuais).

♦ Tenha sempre uma garrafa de vinho branco no frigorífico e um bom vinho tinto. Lembre-se de ter gelo e limão à mão.

♦ Algumas pessoas não bebem cafeína, por isso convém ter uma seleção de chás de ervas e de descafeinados e águas com gás na cozinha.

♦ Mesmo que os visitantes insistam em dizer que não têm fome, deixe um recipiente de chocolates/nozes/frutos na mesa.

♦ Mostre-lhes quão feliz está de os ver – abrace-os e agradeça-lhes a visita.

Republished by Blog Post Promoter

122 Pacote de boas vindas - O pacote de boas vidas

O pacote de boas vidas

Quando amigos ou família são convidados a ficar para o dia seguinte (ou mais dias), quanto melhor eles se sentirem, mais relaxada pode ficar e continuar a sua vida.

♦ Mostre-lhes a cozinha, a casa de banho e o quarto de hóspedes. (Se não tiver um quarto de hóspedes, invista num sofá-cama e roupa de cama fácil de guardar).

♦ Dê-lhes chaves e mostre como as portas e janelas se abrem se eles ficarem por algum tempo.

♦ Encoraje-os a fazer as suas próprias bebidas, aperitivos, etc.

♦ Lençóis limpos são obrigatórios, assim como almofadas confortáveis – e cobertores extra devem ser guardados no armário para as noites mais frias.

♦ Coloque toalhas limpas ao fundo da cama.

♦ Certifique-se de que o quarto tem um candeeiro para leituras noturnas.

♦ Um despertador extra é útil e certifique-se dc que os cortinados e os estores são adequados, caso eles tenham tempo para dormir até tarde.

♦ Tenha sempre uma boa selecção de livros e revistas.

♦ Instale, talvez, uma segunda televisão, em caso de haver conflito de programas.

♦ Deixe o ferro de engomar, o secador de cabelo e o telefone em áreas mutuamente úteis.

♦ Informe os seus convidados de que possui lâminas de barbear, pinças, limas de unhas, etc, caso se tenham esquecido de as trazer. Nunca deixe acabar o champô, o amaciador e o delicioso banho de espuma. Forneça-se de comprimidos para as dores de cabeça, para a indigestão e produtos de higiene e pensos rápidos. Sempre que fica num bom hotel, leve os artigos de higiene de tamanho mini, as escovas de dentes, as toucas de duche e os conjuntos de costura para casa.

♦ Tenha cestos de papéis no quarto dos hóspedes e na casa de banho.

♦ Explique brevemente a sua rotina diária aos seus convidados para que eles saibam quando podem ter alguma privacidade ou quando podem estar consigo.

♦ Informe-os de que, mesmo que você se vá deitar às onze horas, eles podem ficar acordados o tempo que quiserem e mostre-lhes como se desligam as luzes, etc.

♦ Na altura de deitar, ofereça um jarro de água/botija de água quente/comprimidos de ervas para dormir.

Republished by Blog Post Promoter

134 Convidados aborrecidos - Se os seus convidados estão aborrecidos…

Se os seus convidados estão aborrecidos…

♦ Mantenha os copos cheios – os ébrios divertem-se onde quer que estejam.

♦ Ponha música e faça com que os extrovertidos dancem – os mais calados podem rir-se deles.

♦ Diga às pessoas como está feliz por as ver – elas sentem-se lisonjeadas.

♦ Tire a máquina fotográfica e peça às pessoas para posar – idem.

♦ Vá buscar o seu copo misturador e o livro de receitas e comece a inventar.

♦ Abra algumas janelas – deixe circular o ar fresco.

♦ Admita a derrota – ofereça-se para chamar táxis e para ir buscar os casacos.

Republished by Blog Post Promoter

Time executed 0 seconds