Categories
Recent Posts

Blog

Ser despedida

Ser despedida

Ups. “Porquê eu? Sou assim tão horrível?” Não, claro que não, mas seja honesta consigo mesma. Estará a ser pontual? Tem algum problema com a autoridade? Os empregadores têm de dar aos empregados múltiplos avisos antes de os despedirem, por isso, se não teve cuidado, a culpa é sua.

Quando recebe um aviso, deve permanecer calma, ouvir o que o seu chefe tem a dizer, tentar ver o ponto de vista dele e prometer melhorar. Lide com os avisos como uma ida ao terapeuta: eles ajudam-nos a compreender a forma como os outros nos vêem e como podemos ser melhores em consequência disso. Frequentemente estas reuniões são uma solução eficaz para ambas as partes.

Claro que ser-se despedida pode ser aquilo de que precisa – um pontapé firme para a tirar de um emprego sem futuro ou de um trabalho com mau ambiente. Aproveite ao máximo e comece do princípio – pense naquilo que a faria feliz.

No entanto, se acha que foi despedida sem razão, dirija-se diretamente ao departamento dc recursos humanos ou a uma organização para os direitos dos trabalhadores. Alguns chefes têm as suas próprias ambições ou simplesmente não gostam do seu aspeto. Alguns têm até medo que assistentes mais jovens, elegantes, simpáticas subam hierarquicamente e decidam prejudicar a “oposição”’ o mais depressa possível. Isto não é justo. Queixe-se rapidamente c com dignidade. As mulheres mais velhas não são necessariamente calorosas e generosas – algumas são ciumentas e paranóicas. Talvez venha a sentir o mesmo quando pessoas mais jovens tentarem tirar a sua coroa, embora realmente devesse ser suficientemente segura e simpática para isso não acontecer.

0