Categories
Recent Posts

Blog

Ser boa colega

Ser uma boa colega

Provavelmente passa mais tempo com os seus colegas do que com a sua família mais chegada. É um pensamento doentio, não acha? Você não escolheu estas pessoas, elas não a escolheram a si – e alguns dias de fantasia a agrafar as orelhas da secretária ou a bater com uma pasta na cabeça do patrão. Mas, num esforço de se dar razoavelmente bem…

♦ Não toque nas chávenas, agrafadores, tesouras, fotografias pessoais, brinquedos (por que razão algumas mulheres sentem a necessidade de ter um macaco de peluche em cima do computador), tapetes de rato e clipes dos outros. Peça antes e devolva tudo ao seu lugar assim que tiver terminado a sua utilização.

♦ Trate o escritório como trataria da sua casa e arrume todas as áreas comuns. Não deixe o seu prato do almoço no lavatório da cozinha como se ele se lavasse sozinho. Da mesma forma, não deixe coisas no frigorífico até apodrecerem.

♦ Não se dirija apenas às pessoas que estão na secretária em frente à sua. Os outros colegas sentir-se-ão desconfiados e deixados de lado. Se é assim tão pessoal, mande um e-mail e ninguém mais saberá. Murmúrios e escritórios não combinam.

♦ Nunca recorra à violência física. Dê a sua opinião ao gerente ou diretamente à pessoa se a apanhar de bom humor.

♦ Não concorra para outros empregos abertamente em frente ao seu patrão ou aos seus colegas. É desleal, divide a equipa e salienta o facto de que não está a trabalhar.

♦ Utilize a Internet c os e-mails. Mas tente fazer também um pouco de trabalho. Lembre-se que os outros podem ver o que está a fazer. Pense duas vezes antes de enviar e-mails com anexos.

♦ O fim-de-semana começa na sexta-feira à noite e não na quinta-feira à hora do almoço. Claro que beber a meio do dia é divertido, mas só se conseguir aguentar. Adormecer em cima do teclado é tão antiquado.

♦ Se vai chegar atrasada, peça a autorização do seu patrão – e informe a pessoa que vai receber as suas chamadas telefónicas e o seu trabalho. Agradeça-lhes depois.

♦ Não se queixe em voz alta que o seu anterior escritório era muito mais divertido. Nem que os homens eram muito mais atraentes.

♦ Não sofra do “Síndroma da Avozinha” ligando-se em excesso às plantas. Os habitantes humanos do escritório merecem o melhor posicionamento junto das janelas. Não discuta por causa dos seus catos.

♦ Vista-se de forma apropriada. Nada de lantejoulas, tops provocantes e blusas transparentes. Você não é a Bridget Jones. É uma profissional com um verdadeiro sentido de si. Nem pensar em mostrar seja o que for quando está a substituir o papel da fotocopiadora. Vista-se com tanta elegância quanta o trabalho permitir; ganhará respeito e sentir-se-á confiante.

♦ A etiqueta moderna exige uma contribuição ativa quando se junta dinheiro para um aniversário especial ou para o último dia de alguém. Estas contribuições devem sempre ser privadas e devem ficar à mercê da decisão das pessoas que dão. Nunca censure outra pessoa pela sua aparente poupança – você não conhece as suas circunstâncias pessoais. Faça apenas aquilo com o qual se sente confortável e seja honesta se não puder participar.

0