As boas maneiras diárias ajudam-na, no trabalho, no descanso e no lazer! Claro! Trabalhar não é só ganhar dinheiro – é também fazer novos amigos, melhorar o futuro, obter mais educação, impressionar os outros e sair de casa. Como podemos fazer tudo isso sem o apoio de alguém? Fácil…

66 Entrevistas exclusivas - Entrevistas exclusivas

Entrevistas exclusivas

Antes de poder gastar o seu primeiro mês de salário, tem de conseguir o emprego. Com tantas mulheres maravilhosas por aí, a competição no mercado de trabalho é feroz. Brilhe como uma estrela, querida. Brilhe. Isso é difícil, porque as entrevistas são assustadoras e é difícil ser você mesma – especialmente quando realmente quer o trabalho. Mas as entrevistas não têm de ser impossíveis. Inúmeras pesquisas de gestores de pessoal e de consultores de recrutamento dizem que os entrevistados deviam estar preparados e ser eles mesmos. As seguintes sugestões também ajudam:

1. Chegue a tempo – preferencialmente com cinco minutos de antecedência para uma ida rápida à casa de banho para retocar a maquilhagem, verificar os sovacos, etc.

2. As primeiras impressões contam. É verdade que as pessoas decidem se gostam de uma pessoa nos primeiros cinco minutos de conversa com ela. Por isso esteja limpa e cheirosa. Não pareça demasiado sexy e não use coisas que façam demasiado barulho. Coisas como brincos de papagaio e meias musicais fá-la-ão parecer esquisita.

3. Descubra o máximo possível sobre o departamento, a empresa, a indústria e a concorrência. Conhecimento é poder, especialmente quando está a tentar impressionar alguém que trabalha nesse campo.

4. Seja confiante – conheça as suas forças – mas não seja arrogante. Você não é a “Miss Perfeição” da “Cidade Perfeita”. Ninguém gosta de uma pessoa que sabe tudo, especialmente o seu futuro patrão.

5. Imagine-se através dos olhos do entrevistador. Está a ser entusiástica? A sua linguagem corporal é encorajadora? Lembre-se de sorrir, apertar a mão com firmeza, inclinar-se para a frente, manter o contacto visual e caminhar com convicção – a entrevista começa no minuto em que entra na sala.

6. Os entrevistadores perguntam sempre se você tem dúvidas. Diga alguma coisa. Se não perguntar nada, eles pensarão que você é um pouco idiota. Faça uma pergunta simples sobre férias, bónus, a equipa, o seu patrão ou a principal concorrência, se for necessário.

7. Ao sair, agradeça ao entrevistador o tempo despendido, aperte a mão com firmeza (mas não como uma tarefa mecânica) e saia. Não fique por ali a utilizar o telemóvel ou a mexer na mala.

8. Não fique surpreendida por ser chamada para uma segunda entrevista – e veja-a como tão importante como a primeira. Você impressionou, mas não o suficiente. Ainda tem muito a provar.

9. Se receber uma carta dizendo que não obteve o emprego, escreva a perguntar em que área pode melhorar. A maior parte dos empregadores ficarão satisfeitos por ajudar. E não fique demasiado desapontada. Tudo acontece por uma razão. Um emprego melhor deve estar a aparecer. E, nunca se sabe, talvez abra uma nova vaga e eles se lembrem de si.

10. Se a contactarem para lhe dizer que conseguiu o emprego, seja inteligente. Leia cuidadosamente o contrato e comprometa-se com uma data de início rapidamente. Investigue a posição e a equipa de que fará parte. Se puder, tire alguns dias para arranjar o cabelo e comprar roupa nova. Na noite antes, vá para a cama cedo. Tome um comprimido de ervas para dormir, se ajudar. Conheça o caminho com antecedência e saia 30 minutos antes para o caso de haver atrasos.

Republished by Blog Post Promoter

70 As horas - As horas

As horas

A hora de almoço é um assunto complicado no escritório porque algumas pessoas – normalmente o seu patrão – acham que uma sanduíche e um pouco de ar puro é sinal de fraqueza e ficam colados à secretária o tempo todo. Essa é a escolha deles. Você tem direito a um intervalo para que se sinta mais alegre na parte da tarde. Além disso, foi provado que almoçar na secretária provoca indigestão. Não se sinta culpada, mas se tiver de ficar por estar muito sobrecarregada de trabalho, pense nos seus colegas evitando peixe e ovos.

O mesmo se aplica ao sair. Se o seu trabalho está terminado e chegou a hora de sair, vá para casa. Tenha uma vida além do trabalho. Não tem razão para ficar por ali com medo de ser a primeira a sair. Estabeleça você os padrões. Por outro lado, se algo está a correr mal, todos são necessários e deve cancelar a sua vida social até o problema estar resolvido (e não necessariamente ser paga por horas extraordinárias – está a esforçar-se para mostrar o seu empenho e não a sua ganância).

Republished by Blog Post Promoter

75 Disciplinar - Disciplinar quem causa problemas

Disciplinar quem causa problemas

1. Faça-o em privado.

2. Tire notas antes de entrar, para que não possa ser contrariada nem apanhada desprevenida.

3- Peça a um membro do departamento dos recursos humanos para ir consigo, se achar que a situação se pode complicar.

4. Deixe-os falar e responder às suas perguntas.

 

5. Decida o que se deve fazer. O que devem eles mudar? Como o podem fazer?

6. Marque outra reunião para dali a uma semana/mês para verificar os progressos.

7. Registe os procedimentos com o seu chefe e o departamento de recursos humanos no caso de nada melhorar.

8. Não leve rancores ou preconceitos pessoais para o local de trabalho.

Republished by Blog Post Promoter

80 Promoção - Ser promovida

Ser promovida

Parabéns! Você merece… A partir de agora, como se deve comportar? Primeiro, anuncie a todos logo que seja oficial, ou os outros trabalhadores poderão sentir-se excluídos. Não se distancie das pessoas da sua velha equipa (vão acusá-la de ser convencida), embora, dc forma realista, agora tenha menos tempo para conversar. Eles podem estranhar que a sua antiga colega os esteja a comandar. Neste caso, mostre-lhes que também não se sente à vontade e peça sempre educadamente quando precisa que eles façam algo. Não mostre o seu favoritismo. Vai demorar seis meses a ser completamente produtiva num novo posto, por isso, por agora, trabalho é mesmo trabalho. Não se sinta culpada por ter sido promovida enquanto os outros – que talvez já estejam na empresa há mais tempo – ainda têm o mesmo cargo. O posto foi dado à pessoa que era melhor, e essa pessoa era você. Mas não o demonstre. Não se pavoneie pelo escritório. Foi apenas promovida, não ganhou o Prémio Nobel da Paz.

Republished by Blog Post Promoter

76 Office party - A festa escritório

A festa escritório

A sua vida profissional era estável, todos se davam bem e depois um dia saem à noite e começa a sentir-se horrivelmente mal. O escritório nunca mais será o mesmo. Não só acabaram as suas perspetivas de promoção depois da competição de T-shirt molhada que você instigou à meia-noite, como viu toda uma faceta diferente do seu patrão quando ele se pôs a dançar ao som de uma música que só ele ouvia. Será que vai conseguir mostrar a cara novamente? E ele?

 

Preste atenção ao seguinte:

1. Não beba em excesso, e se houver comida aproveite e trinque qualquer coisa.

2. Tente deixar as frustrações profissionais no escritório.

3. Se procura uma ligação romântica, pense cuidadosamente nas consequências de tornar o seu interesse público.

4. Evite colegas que possuem uma câmara de filmar, a não ser que esteja preparada para que os resultados sejam exibidos a todo o escritório.

5. Use a oportunidade para conhecer outros fora da sua equipa imediata de trabalho. Isto traz muitos dividendos. O seu objetivo devia ser alargar as suas relações diárias, não o
oportunismo de carreira – mas mal não vai fazer!

6. Não beba em excesso.

Deve ter reparado que mencionámos o perigo do álcool duas vezes. A embriaguez e o decoro simplesmente não se coadunam. Se exagerou, preste atenção aos conselhos das duas seguintes secções.

 

Quem evitar na festa do escritório

A mulher do chefe: não vá vomitar para cima dela ou, pior ainda, aborrecê-la com as suas conversas incoerentes e cuspindo-a com batatas fritas de pacote.

A sua assistente: após três gins tónicos, estará a oferecer-lhe um aumento que não poderá pagar. E, se não for de confiança, ela terá muitas munições para a manhã seguinte

O pervertido do escritório: não deixe, eu repito, não deixe o idiota aproveitar-se de si num momento de fraqueza. Mesmo que ele tenha melhor aspeto através da sua visão toldada.

Os seus clientes: isto nem sempre é verdade – quando chega, deve fazê-los sentir-se bem-vindos, apresentá-los a pessoas importantes e arranjar-lhes bebidas e comida. É apenas se beber demais que os deve evitar. Não está apenas a representar-se a si como também à sua empresa.

O seu companheiro: não convide o namorado. Ele não conhece ninguém, terá de o acompanhar toda a noite e, sejamos justos, as pessoas do trabalho por vezes podem
parecer esquisitas; se não estão sequer no mesmo ramo, esqueça.

 

Quem evitar ser na festa do escritório:

A tarada do escritório: pode pensar que é a mais bela da festa, irresistível aos homens. Mas não. As tequilas deixaram-na babada e horrenda, com as mãos a tremelicar. Apenas
os muito necessitados se aproveitariam de si.

A mulher do “amo-te”: o perigoso cocktail de excitação, bebidas e nenhuma comida já a apanhou. Fica com olhos semicerrados a contar ao seu patrão como ele é bestial, dança
colada ao tipo da contabilidade e inscreve todas as pessoas para uma corrida de caridade. Não há nada de divertido numa corrida. Lembre-se disso mesmo quando estiver com os copos.

A amnésica: a festa foi boa? Só Deus sabe. Lembra-se vagamente de apanhar um táxi para o local com o pessoal do seu departamento. Saiba o que se passou antes de chegar ao escritório no dia seguinte.

O cavalo negro: você normalmente é tão calma e doce, querida. Mas já não é – a máscara caiu e revelou um demónio hiperativo em dança! Continue, minha senhora, mas prepare-se para o que vai ouvir no dia seguinte (e também para os pés inchados).

A raivosa: a bebida deixa-a zangada, você fica vermelha, dirige-se ao diretor e diz mal da sua gravata preferida. Como pôde fazer isso? Vai ter que pedir desculpas a muita gente amanhã, minha menina.

Republished by Blog Post Promoter

Segredos de sucesso - Segredos de sucesso

Segredos de sucesso

♦ Lembre-se que o trabalho é importante, mas não é tudo. Viva apenas do trabalho quando tudo o resto for mau ou a sua carreira necessitar de mais atenção. Não acorde um dia e perceba que abandonou os seus amigos e família na tentativa de ser milionária.

♦ Mantenha o seu CV atualizado à medida que a sua carreira vai progredindo. Compile CVs diferentes para empregos diferentes,

♦ Não seja agressiva nas entrevistas. Ninguém gosta de exibições, muito menos um futuro chefe que necessita de uma equipa unida.

♦ Tente não parecer muito irrequieta numa entrevista. E não se ria simploriamente ao responder a questões sérias. Mantenha o cérebro ligado à expressão facial em todas as ocasiões.

♦ Se não obteve nenhuma resposta duas semanas depois da entrevista, telefone ou envie um e-mail para saber se foi tomada alguma decisão. Não é de bom-tom o empregado mantê-la assim na incerteza.

♦ Não se sinta amargurada por ser assistente ou secretária – mesmo que saiba que tem capacidades para fazer um trabalho melhor que o seu chefe. Todos têm de começar por algum lado. Faz tudo parte do treino.

♦ Seja adotada. Encontre um mentor, escolha um cérebro e peça-lhe para lhe mostrar as ferramentas. Você aprende e ele sente-se lisonjeado. Retribua com uma promoção, um dia. Nunca roube os contactos ou informações do seu mentor. Pague a sua boa vontade com gratidão.

♦ Não se pode gostar de todos ao mesmo tempo. Evite colegas que impliquem consigo – você não precisa de combates públicos. Compreenda que as pessoas fazem as coisas de formas diferentes… e que você as faz melhor. Lembre-se, as pessoas só implicam com outras se são ciumentas ou se sentem infelizes com as suas vidas,

♦ Trate bem os seus assistentes. Não os encha de presentes como um pai entusiástico, mas seja atenciosa. Dê-lhes coisas que sabe que gostarão, leve-os consigo a eventos com os quais sabe que beneficiarão e reserve algum tempo para os treinar.

♦ … Mas não os deixe esticarem-se.  Eles estão ali para a assistir. Devem estar preparados para fazer tudo e até trazer-lhe o almoço, se estiver muito ocupada. Desde que peça educadamente.

♦ Não exagere nas despesas. Pode apresentar as suas despesas de representação e fique-se por aí. O patrão até pode assinar por baixo e não dizer nada, mas um excesso será indubitavelmente um ponto em seu desfavor – e acha que vale mesmo a pena o stress de ver se a empresa paga um almoço de copos com uma amiga sua?

♦ Não seja demasiado honesta na sua festa de despedida e nunca critique o chefe, colegas ou a empresa. O destino arranja sempre uma forma estranha de juntar novamente as pessoas.

Republished by Blog Post Promoter

Time executed 0 seconds