As boas maneiras diárias ajudam-na, no trabalho, no descanso e no lazer! Claro! Trabalhar não é só ganhar dinheiro – é também fazer novos amigos, melhorar o futuro, obter mais educação, impressionar os outros e sair de casa. Como podemos fazer tudo isso sem o apoio de alguém? Fácil…

80 Promoção - Ser promovida

Ser promovida

Parabéns! Você merece… A partir de agora, como se deve comportar? Primeiro, anuncie a todos logo que seja oficial, ou os outros trabalhadores poderão sentir-se excluídos. Não se distancie das pessoas da sua velha equipa (vão acusá-la de ser convencida), embora, dc forma realista, agora tenha menos tempo para conversar. Eles podem estranhar que a sua antiga colega os esteja a comandar. Neste caso, mostre-lhes que também não se sente à vontade e peça sempre educadamente quando precisa que eles façam algo. Não mostre o seu favoritismo. Vai demorar seis meses a ser completamente produtiva num novo posto, por isso, por agora, trabalho é mesmo trabalho. Não se sinta culpada por ter sido promovida enquanto os outros – que talvez já estejam na empresa há mais tempo – ainda têm o mesmo cargo. O posto foi dado à pessoa que era melhor, e essa pessoa era você. Mas não o demonstre. Não se pavoneie pelo escritório. Foi apenas promovida, não ganhou o Prémio Nobel da Paz.

Republished by Blog Post Promoter

66 Entrevistas exclusivas - Entrevistas exclusivas

Entrevistas exclusivas

Antes de poder gastar o seu primeiro mês de salário, tem de conseguir o emprego. Com tantas mulheres maravilhosas por aí, a competição no mercado de trabalho é feroz. Brilhe como uma estrela, querida. Brilhe. Isso é difícil, porque as entrevistas são assustadoras e é difícil ser você mesma – especialmente quando realmente quer o trabalho. Mas as entrevistas não têm de ser impossíveis. Inúmeras pesquisas de gestores de pessoal e de consultores de recrutamento dizem que os entrevistados deviam estar preparados e ser eles mesmos. As seguintes sugestões também ajudam:

1. Chegue a tempo – preferencialmente com cinco minutos de antecedência para uma ida rápida à casa de banho para retocar a maquilhagem, verificar os sovacos, etc.

2. As primeiras impressões contam. É verdade que as pessoas decidem se gostam de uma pessoa nos primeiros cinco minutos de conversa com ela. Por isso esteja limpa e cheirosa. Não pareça demasiado sexy e não use coisas que façam demasiado barulho. Coisas como brincos de papagaio e meias musicais fá-la-ão parecer esquisita.

3. Descubra o máximo possível sobre o departamento, a empresa, a indústria e a concorrência. Conhecimento é poder, especialmente quando está a tentar impressionar alguém que trabalha nesse campo.

4. Seja confiante – conheça as suas forças – mas não seja arrogante. Você não é a “Miss Perfeição” da “Cidade Perfeita”. Ninguém gosta de uma pessoa que sabe tudo, especialmente o seu futuro patrão.

5. Imagine-se através dos olhos do entrevistador. Está a ser entusiástica? A sua linguagem corporal é encorajadora? Lembre-se de sorrir, apertar a mão com firmeza, inclinar-se para a frente, manter o contacto visual e caminhar com convicção – a entrevista começa no minuto em que entra na sala.

6. Os entrevistadores perguntam sempre se você tem dúvidas. Diga alguma coisa. Se não perguntar nada, eles pensarão que você é um pouco idiota. Faça uma pergunta simples sobre férias, bónus, a equipa, o seu patrão ou a principal concorrência, se for necessário.

7. Ao sair, agradeça ao entrevistador o tempo despendido, aperte a mão com firmeza (mas não como uma tarefa mecânica) e saia. Não fique por ali a utilizar o telemóvel ou a mexer na mala.

8. Não fique surpreendida por ser chamada para uma segunda entrevista – e veja-a como tão importante como a primeira. Você impressionou, mas não o suficiente. Ainda tem muito a provar.

9. Se receber uma carta dizendo que não obteve o emprego, escreva a perguntar em que área pode melhorar. A maior parte dos empregadores ficarão satisfeitos por ajudar. E não fique demasiado desapontada. Tudo acontece por uma razão. Um emprego melhor deve estar a aparecer. E, nunca se sabe, talvez abra uma nova vaga e eles se lembrem de si.

10. Se a contactarem para lhe dizer que conseguiu o emprego, seja inteligente. Leia cuidadosamente o contrato e comprometa-se com uma data de início rapidamente. Investigue a posição e a equipa de que fará parte. Se puder, tire alguns dias para arranjar o cabelo e comprar roupa nova. Na noite antes, vá para a cama cedo. Tome um comprimido de ervas para dormir, se ajudar. Conheça o caminho com antecedência e saia 30 minutos antes para o caso de haver atrasos.

Republished by Blog Post Promoter

69 Ser boa colega - Ser uma boa colega

Ser uma boa colega

Provavelmente passa mais tempo com os seus colegas do que com a sua família mais chegada. É um pensamento doentio, não acha? Você não escolheu estas pessoas, elas não a escolheram a si – e alguns dias de fantasia a agrafar as orelhas da secretária ou a bater com uma pasta na cabeça do patrão. Mas, num esforço de se dar razoavelmente bem…

♦ Não toque nas chávenas, agrafadores, tesouras, fotografias pessoais, brinquedos (por que razão algumas mulheres sentem a necessidade de ter um macaco de peluche em cima do computador), tapetes de rato e clipes dos outros. Peça antes e devolva tudo ao seu lugar assim que tiver terminado a sua utilização.

♦ Trate o escritório como trataria da sua casa e arrume todas as áreas comuns. Não deixe o seu prato do almoço no lavatório da cozinha como se ele se lavasse sozinho. Da mesma forma, não deixe coisas no frigorífico até apodrecerem.

♦ Não se dirija apenas às pessoas que estão na secretária em frente à sua. Os outros colegas sentir-se-ão desconfiados e deixados de lado. Se é assim tão pessoal, mande um e-mail e ninguém mais saberá. Murmúrios e escritórios não combinam.

♦ Nunca recorra à violência física. Dê a sua opinião ao gerente ou diretamente à pessoa se a apanhar de bom humor.

♦ Não concorra para outros empregos abertamente em frente ao seu patrão ou aos seus colegas. É desleal, divide a equipa e salienta o facto de que não está a trabalhar.

♦ Utilize a Internet c os e-mails. Mas tente fazer também um pouco de trabalho. Lembre-se que os outros podem ver o que está a fazer. Pense duas vezes antes de enviar e-mails com anexos.

♦ O fim-de-semana começa na sexta-feira à noite e não na quinta-feira à hora do almoço. Claro que beber a meio do dia é divertido, mas só se conseguir aguentar. Adormecer em cima do teclado é tão antiquado.

♦ Se vai chegar atrasada, peça a autorização do seu patrão – e informe a pessoa que vai receber as suas chamadas telefónicas e o seu trabalho. Agradeça-lhes depois.

♦ Não se queixe em voz alta que o seu anterior escritório era muito mais divertido. Nem que os homens eram muito mais atraentes.

♦ Não sofra do “Síndroma da Avozinha” ligando-se em excesso às plantas. Os habitantes humanos do escritório merecem o melhor posicionamento junto das janelas. Não discuta por causa dos seus catos.

♦ Vista-se de forma apropriada. Nada de lantejoulas, tops provocantes e blusas transparentes. Você não é a Bridget Jones. É uma profissional com um verdadeiro sentido de si. Nem pensar em mostrar seja o que for quando está a substituir o papel da fotocopiadora. Vista-se com tanta elegância quanta o trabalho permitir; ganhará respeito e sentir-se-á confiante.

♦ A etiqueta moderna exige uma contribuição ativa quando se junta dinheiro para um aniversário especial ou para o último dia de alguém. Estas contribuições devem sempre ser privadas e devem ficar à mercê da decisão das pessoas que dão. Nunca censure outra pessoa pela sua aparente poupança – você não conhece as suas circunstâncias pessoais. Faça apenas aquilo com o qual se sente confortável e seja honesta se não puder participar.

Republished by Blog Post Promoter

79 Pedir um aumento - Pedir aumento de ordenado

Pedir aumento de ordenado

Isto pode ser um pesadelo. Mas não tem de o ser. Os empregadores conhecem o que uma mulher consciente e inteligente como a leitora merece e provavelmente já estavam à espera que lhes batesse à porta há já algum tempo. Entre lá dentro e justifique a sua necessidade de uma revisão de salário, explicando como o trabalho aumentou e está a ser mal paga.

O pior que pode acontecer é o seu patrão dizer “não”, mas concordar em rever a situação novamente daqui a algum tempo. Os patrões sabem que um salário estático diminui lealdade e as horas extraordinárias.

Republished by Blog Post Promoter

75 Disciplinar - Disciplinar quem causa problemas

Disciplinar quem causa problemas

1. Faça-o em privado.

2. Tire notas antes de entrar, para que não possa ser contrariada nem apanhada desprevenida.

3- Peça a um membro do departamento dos recursos humanos para ir consigo, se achar que a situação se pode complicar.

4. Deixe-os falar e responder às suas perguntas.

 

5. Decida o que se deve fazer. O que devem eles mudar? Como o podem fazer?

6. Marque outra reunião para dali a uma semana/mês para verificar os progressos.

7. Registe os procedimentos com o seu chefe e o departamento de recursos humanos no caso de nada melhorar.

8. Não leve rancores ou preconceitos pessoais para o local de trabalho.

Republished by Blog Post Promoter

81 Ser despedida - Ser despedida

Ser despedida

Ups. “Porquê eu? Sou assim tão horrível?” Não, claro que não, mas seja honesta consigo mesma. Estará a ser pontual? Tem algum problema com a autoridade? Os empregadores têm de dar aos empregados múltiplos avisos antes de os despedirem, por isso, se não teve cuidado, a culpa é sua.

Quando recebe um aviso, deve permanecer calma, ouvir o que o seu chefe tem a dizer, tentar ver o ponto de vista dele e prometer melhorar. Lide com os avisos como uma ida ao terapeuta: eles ajudam-nos a compreender a forma como os outros nos vêem e como podemos ser melhores em consequência disso. Frequentemente estas reuniões são uma solução eficaz para ambas as partes.

Claro que ser-se despedida pode ser aquilo de que precisa – um pontapé firme para a tirar de um emprego sem futuro ou de um trabalho com mau ambiente. Aproveite ao máximo e comece do princípio – pense naquilo que a faria feliz.

No entanto, se acha que foi despedida sem razão, dirija-se diretamente ao departamento dc recursos humanos ou a uma organização para os direitos dos trabalhadores. Alguns chefes têm as suas próprias ambições ou simplesmente não gostam do seu aspeto. Alguns têm até medo que assistentes mais jovens, elegantes, simpáticas subam hierarquicamente e decidam prejudicar a “oposição”’ o mais depressa possível. Isto não é justo. Queixe-se rapidamente c com dignidade. As mulheres mais velhas não são necessariamente calorosas e generosas – algumas são ciumentas e paranóicas. Talvez venha a sentir o mesmo quando pessoas mais jovens tentarem tirar a sua coroa, embora realmente devesse ser suficientemente segura e simpática para isso não acontecer.

Republished by Blog Post Promoter

Time executed 0 seconds