Categories
Recent Posts

Blog

104 Utensílios e extras

Utensílios e extras

O seu guardanapo deve ser colocado no colo antes de começar a comer. Toque levemente na boca com ele e não o esfregue com vigor. Se você ou a sua companhia derramam algo, é permissível usar o seu guardanapo para limpar, mas chame um empregado para limpar a toalha.

Muitas pessoas entram em pânico por poderem usar a faca ou o garfo errado. É simples. Se tem dois, três ou quatro conjuntos de talheres na sua frente, comece pelos que estão por fora e vá andando até chegar aos que estão junto ao prato. As facas e garfos estarão colocados na posição correta. Pense: pequeno para a entrada e maior para o prato principal. Nunca lamba nem coma com a faca. Se for necessário, peça uma colher para utilizar no prato principal em vez de usar a de sobremesa.

O prato do pão estará à sua esquerda e deve ser retirado quando a sobremesa chega, para haver mais espaço na mesa. O prato do pão serve para o pão e a manteiga e não para outras coisas. Não é um prato para passar amostras de comida por toda a mesa. Os seus copos de vinho (o mais pequeno) e de água estão à direita. Se traz um cocktail ou um aperitivo para a mesa, coloque-os à sua esquerda para evitar o acumular de coisas. Apenas agradeça aos empregados uma ou outra vez que eles lhe encham o copo – fazê-lo todas as vezes pode interromper o fluir da conversa. Tente beber tanta água como vinho. Vai ficar agradecida de manhã… Bebe-se muito mais do que imaginamos quando nos estão constantemente a encher o copo. Lembre-se que muitos cafés/sobremesas também têm álcool, Beba com cuidado e não beba se vai conduzir.

Os pauzinhos podem ser complicados. Pratique em casa e verá que se torna mais fácil. Quando sai, experimente sempre à primeira vez. Se após alguns minutos vir que não está a conseguir e o seu estômago está a dar horas, opte pela colher e pelo garfo. Pelo menos
tentou. O mesmo se aplica a comer apenas com uma mão nos tradicionais restaurantes indianos.

Quando come em público, deve ter consciência que peculiaridades que ache deliciosas podem revoltar o estômago de outras pessoas. Muitas pessoas comem com uma tal velocidade que se torna embaraçoso quando estão num almoço com amigos. Eles sentem-se obrigados a apressarem-se, ficam mal dispostos e não conseguem comer a sobremesa… e, antes de se dar por isso, já saíram do restaurante. Por isso, para as pessoas que são assim é bom aprender a deixar as suas maneiras rápidas em casa (mesmo que isso implique comer qualquer coisa antes de sair de casa para apaziguar a sua fome.) De facto, comer qualquer coisa algumas boras antes de sair para jantar é normalmente uma boa ideia. Se passar fome o dia inteiro vai atirar-se ao cesto do pão como um abutre e assustar o empregado. É sempre mais agradável apreciar um aperitivo antes do jantar, por isso não se sinta a desfalecer por antecipação.

1